UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 12h04

Mesmo sem convencer, Brasil passa pelo Vietnã

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Apesar de não apresentar um bom futebol, a seleção brasileira não teve dificuldades para vencer o Vietnã por 2 a 0 nesta sexta-feira, em amistoso válido como preparação para as Olimpíadas de Pequim, com gols de Alexandre Pato e Thiago Neves

Hoang Dinh/AFP
Ronaldinho, que deu passe para o gol de Pato, tenta jogada individual na partida
LEIA MAIS NOTÍCIAS DA SELEÇÃO
VEJA FOTOS DO JOGO DESTA SEXTA
CALENDÁRIO OLÍMPICO DO FUTEBOL
Antes do início da partida, a seleção brasileira foi recebida com festa pela torcida vietnamita ao entrar em campo para o aquecimento e minutos depois para o jogo, que não teve muitas atrações no primeiro tempo.

Aos dois minutos, o Vietnã chegou a assustar com um cruzamento da linha de fundo, que o goleiro Renan afastou. Mas aos cinco, Ronaldinho Gaúcho deu o passe e Alexandre Pato teve a tranqüilidade de dominar dentro da área e tocar na saída do goleiro. Foi a primeira jogada trabalhada pelo Brasil no jogo.

Após o gol, o Brasil procurou tocar a bola, mas sem objetividade. O time de Dunga errava muitos passes no meio campo, principalmente com Diego e Lucas. A seleção vietnamita apostava na velocidade e conseguia tocar rápido a bola, principalmente pelo lado direito.

Com 18 minutos de bola rolando, o zagueiro Thiago Silva se chocou com um jogador do Vietnã e acabou sendo substituído. Sem zagueiros no banco, Dunga optou pela entrada do volante Ramires e recuou Lucas para atuar ao lado de Breno.

A seleção só conseguiu chegar perto do gol adversário vinte minutos após abrir o placar. Hernanes se livrou da marcação no meio campo e acionou Ramires na esquerda. O volante cruzou, mas a bola não chegou a Ronaldinho que aguardava dentro da área.

O jogo continuou sem grandes jogadas até que aos 45 minutos, Ronaldinho repetiu a jogada do primeiro gol e deixou Pato na cara do gol. O atacante tentou arrematar de primeira, mas o goleiro brasileiro, naturalizado vietnamita, Fábio dos Santos, evitou o gol.

Mesmo com os poucos lances, Ronaldinho Gaúcho disse ter gostado do primeiro tempo e justificou a postura tranqüila do time em campo. "O primeiro tempo foi bom, conseguimos um gol logo no inicio do jogo, mas com o calor é impossível manter o ritmo durante os noventa minutos", disse o capitão ao canal Sportv.

No início da segunda etapa, o Vietnã teve sua maior chance na partida. Com 35 segundos de bola rolando, o atacante Viet Thang acertou um voleio, mas esbarrou em uma bela defesa de Renan. Aos oito minutos, o país teve uma falta perigosa à meta brasileira. Na cobrança, o goleiro vietnamita jogou a bola por sobre o gol.

O Brasil, que voltou do intervalo com a mesma formação, continuou como no primeiro tempo, trocando passes no meio campo. Enquanto o Vietnã conseguiu acertar a trave brasileira aos 21 minutos.

Depois de 25 minutos de jogo na segunda etapa, o técnico Dunga começou a fazer substituições na equipe. Entraram Thiago Neves, no lugar do apagado Diego, e Jô, que marcou contra Cingapura, no lugar de Alexandre Pato. Com as alterações, a equipe brasileira melhorou, com as tabelas de Jô e Ronaldinho.

Aos 35 minutos, Thiago Neves, em jogada individual, cortou dois zagueiros vietnamitas e bateu de fora da área. A bola foi no ângulo, sem chances de defesa para o goleiro Fábio Santos. Três minutos depois, Jô marcou, mas em impedimento.

O amistoso contra o Vietnã foi o último antes dos Jogos de Pequim. Na última segunda-feira, a equipe de Dunga havia vencido a seleção de Cingapura por 3 a 0. O próximo desafio da seleção já será pelas Olimpíadas de Pequim. Na próxima quinta-feira, o Brasil estréia no torneio contra a Bélgica, às 6h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Shenyang.

VIETNÃ 0 x 2 BRASIL

Brasil
Renan; Rafinha, Thiago Silva (Ramires) Breno e Marcelo (Ilsinho); Lucas, Hernanes (Rafael Sóbis), Anderson, e Diego (Thiago Neves); Ronaldinho e Pato (Jô).
Técnico: Dunga

Vietnã
Fábio dos Santos ; Thau Huang (Phuoc Tu) , Nhu Thanh, Phuoc Tu e Van Phong ; Hong Minh, Minh Chau , Bao Khanh e Van Phong (Van Nhian); Viet Thang e Conq Vinh.
Técnico: Henrique Calisto

Data: 01/08/08, sexta-feira
Local: Estádio Nacional Mai Dinh (Vietnã)
Gol: Pato, aos 5 minutos do primeiro tempo e Thiago Neves, aos 35 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ramires (Brasil)




Compartilhe: