UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/08/2008 - 07h37

Favorito ao ouro, esgrimista italiano é pego no doping

Das agências internacionais
Em Roma (ITA)
O esgrimista italiano, Andrea Baldini, foi afastado pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI) da delegação que participará dos Jogos Olímpicos de Pequim. O atleta, que era apontado como um dos favoritos ao ouro na categoria florete, foi pego no exame antidoping realizado durante os campeonatos europeus, disputados em Kiev (UKR), em julho.

A Federação Italiana de Esgrima confirmou a notícia nesta sexta-feira, após receber comunicado de que o atleta atestou positivo para a substância diurética furosemida, em exame realizado em um laboratório de Praga (SUI).

A furosemida, assim como os demais diuréticos, é usada pelos atletas para redução do peso e por mascarar substâncias por diluir a urina, tornando mais difícil detectar outras substâncias proibidas.

A federação italiana pediu com a máxima urgência à Federação Internacional de Esgrima que solicite a contraprova do exame do esgrimista, que é líder da classificação da Copa do Mundo da modalidade.

O presidente da federação italiana, Giorgio Scarso, disse "lamentar muito o resultado", mas reconheceu que o atleta "corria riscos" por ter sido submetido a dezenas de exames antidopings nesta temporada. Scarso pediu à fiscalização da federação nacional de esgrima que abra "imediatamente" uma investigação para comprovar se há outros casos entre os atletas do país na modalidade, caso se confirme o resultado positivo de Baldini na contraprova.

Compartilhe: