UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 14h51

Tenista Fernando González é eleito porta-bandeira do Chile

Das agências internacionais
Em Santiago (CHI)
O tenista Fernando Gonzáles ganhou uma votação popular realizada no Chile e foi eleito porta-bandeira de seu país na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, marcada para oito de agosto. Gonzáles, número 15 do mundo na classificação da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), obteve 56,76% dos votos, mais que o dobro da segunda colocada, a arremessadora de peso Natalia Ducó, que teve 27,81%.

Grigory Dukor/Reuters
Gonzáles terá a honra de carregar o maior símbolo de seu país na abertura dos Jogos
MASSÚ ACREDITA NO BI LÍMPICO
O CHILE NAS OLIMPÍADAS
LEIA MAIS SOBRE O TÊNIS
O CALENDÁRIO DA MODALIDADE
Nos lugares subseqüentes ficaram o também tenista Nicolás Massú (6,02%), a remadora Soraya Jadue (5,8%) e a nadadora Kristel Köbrich (3,61%). A votação aconteceu por telefone e pelo sistema de mensagens de texto por telefone celular.

Nos Jogos de Sydney-2000, o porta-bandeira chileno foi Nicolás Massú, convidado de última hora para a honra, já que seu compatriota, o também tenista Marcelo Rios, se negou a carregar o símbolo nacional, devido a desentendimentos com dirigentes chilenos.

Nos Jogos seguintes (Atenas-2004), Massú conquistou duas medalhas de ouro, uma na disputa de simples e outra nas duplas, juntamente com o novo porta-bandeira chileno, Fernando Gonzáles - que na oportunidade também conquistou o bronze nas disputas de simples.

A confirmação de Gonzáles para carregar a bandeira chilena foi bem recebida no ambiente do tênis daquele país. "Era o esperado. Fernando tem uma trajetória muito bem conduzida dentro do tênis e creio que conte com os méritos suficientes para carregar nossa bandeira em Pequim", comentou Hans Gildemeister, capitão da equipe chilena de tênis na Copa Davis.

"Creio qualquer um os 27 atletas chilenos classificados para Pequim teria méritos suficientes para ser eleito o porta-bandeira, mas não tenho dúvidas que o Fernando terá todo o apoio da delegação que estará na China", acrescentou Gildemeister.

O argentino Horacio de la Peña, ex-treinador de González, considerou que se trata de um prêmio mais que merecido. "Com todo o respeito pelos outros atletas, me parece que o Fernando conduzirá muito bem o nome do Chile em Pequim", declarou.

"Este é um prêmio para a vida toda, o qual jamais ele se esquecerá. Eu me sinto muito orgulhoso pelo Fernando, por todo o carinho que guardo por ele. Sei que ele irá muito bem no torneio, já que quando joga pelo seu país, melhora muito seu nível", completou De la Peña.

Compartilhe: