UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 11h09

Com raia 'perfeita', atenções do remo se voltam para poluição

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Raia Olímpica de Shunyi foi aprovada por unanimidade pelos remadores brasileiros, devido à sua boa sinalização, amplidão e por não receber ventos fortes. É excelente para obtenção de tempos baixos e tida como a mais perfeita raia entre todas as edições dos Jogos Olímpicos. Mas, apenas da qualidade da estrutura e dos trabalhos realizados pela organização dos Jogos-2008, a poluição tem incomodado muito a equipe brasileira de remo.

Caio Guatelli/Folha Imagem
Elogios à raia não impedem Fabiana de sentir os problemas da poluição de Pequim
REMO DO BRASIL FAZ ELOGIOS À RAIA
FOTOS DO TREINO DO REMO
"É realmente impressionante. Da cabeceira da raia não conseguimos enxergar a bóia que demarca os mil metros de percurso. É uma neblina tremenda, parece que estamos em Londres", declarou o chefe de equipe brasileira de remo, Julio Noronha.

Em uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com a Confederação Brasileira de Remo e a rede CENESP (Centro de Excelência Esportiva), foram feitos diversos exames nos seis remadores nacionais ainda no Brasil, com o intuito de identificar problemas respiratórios ou sensibilidade a gases poluentes.

Os remadores brasileiros chegaram a Pequim de posse de equipamentos para terapias respiratórias. A atleta Fabiana Beltrame, que disputará o Skiff simples em Pequim, foi uma das que recebeu recomendações especiais sobre cuidados com a poluição, como o uso de máscara para treinar. Porém, até agora, nenhum problema.

"Fizemos treinos leves e ainda não deu para sentir muito a poluição no nariz, garganta e pulmão. Mas acho que quando apertarmos o treinamento, devemos sentir mais. Não dá para ver nada no céu, nem o sol. Não vemos as coisas mais distantes, é muito estranho", comentou a Fabiana.

Já Camila Carvalho, do double skiff peso leve, diz que Pequim é uma mistura de duas cidades brasileiras: "É quente e úmido como Manaus e poluído como São Paulo, mas estamos adorando. Fora isso, tudo é perfeito".

Compartilhe: