UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 08h41

Reservas ganham fama de olímpicos mesmo sem saber se vão nadar

Bruno Doro
Em Macau (China)
"Estou pronto para não nadar". A frase bem humorada de Phillip Morrison espelha o sentimento de um grupo incomum na natação brasileira: os reservas. Pela primeira vez, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos convocou um nadador a mais para o time olímpico. E eles só irão nadar caso algo aconteça com os titulares.

Satiro Sodré/CBDA
Julyana ouve música entre uma braçada e outra; reservas aproveitam experiência
PÁGINA OLÍMPICA DA NATAÇÃO
CALENDÁRIO DAS PROVAS
ATLETAS NO REVEZAMENTO 4X100
TUDO SOBRE PEQUIM-2008
"Estou como reserva, pronto para não nadar, mas pronto também para nadar. Na hora que eles falarem que tem uma vaga, eu estou aqui e preparado. Estou treinando como se fosse nadar. Mas se não disputar a prova, tudo bem", explica Morrison, do 4 x 200 m.

A situação é a mesma de Julyana Kury e Fernando Silva. O último é o quinto homem do 4x100 m livre. "É chato vir para as Olimpíadas e não competir, mas eu sei que natação, ou qualquer outro esporte na verdade, o atleta está sujeito a isso. Mas eu sei o quanto trabalhei e estar nas Olimpíadas é o sonho de qualquer atleta. E eu estou realizando o meu. Reserva ou não", comemora.

O fato gera situações inusitadas. Mesmo sem garantia de que vão cair na água em Pequim, eles têm a fama de integrar o time olímpico da natação brasileira. "É bem legal virar para os amigos e dizer que você vai nadar nas Olimpíadas. Muda o astral", admite Morrison. "Mesmo reserva, estou aqui conhecendo o outro lado do mundo, na China. Estou dentro dos Jogos Olímpicos, não apenas vendo", completa o nadador.

Com Fernando Silva, a coisa é um pouco diferente. Ele tem mais chances do que Morrison de se nadar em Pequim. Como o rendimento dos cinco atletas do 4x100 m estão com desempenhos parecidos, haverá uma tomada de tempos para definir os quatro integrantes do time. Silva concorre com Eduardo Deboni por um lugar como titular.

Compartilhe: