UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 08h38

Revezamento 4x100 m livre brasileiro pode sofrer mudanças em Pequim

Bruno Doro
Em Macau (China)
A natação brasileira deixou o Brasil com o time do revezamento 4x100 m definido pelos tempos que cada um dos nadadores fez para se classificar para Pequim-2008. A escalação, porém, ainda pode sofrer uma mudança de última hora.

Flávio Florido/UOL
Thiago Pereira e Rodrigo Castro (E) durante treinos de quarta-feira em Macau
PÁGINA OLÍMPICA DA NATAÇÃO
CALENDÁRIO DAS PROVAS
NADADORES RESERVAS EM MACAU
TUDO SOBRE PEQUIM-2008
A comissão técnica deve fazer uma tomada de tempo entre os integrantes do time para saber quem será o reserva. Teoricamente, nadariam Rodrigo Castro, César Cielo, Nicolas Santos e Eduardo Deboni. Fernando Silva aparece como possibilidade para entrar na equipe e deve brigar por um lugar com Deboni.

A tomada de tempos seria feita em Macau, mas foi adiada para a chegada a Pequim. "Só vamos fazer isso se a comissão técnica considerar necessário", explica Rômulo Noronha, chefe da equipe de natação.

Reserva do time, Fernando Silva vive a expectativa de competir. Ele não está classificado para nenhuma prova individual. "A intenção é nadar se acontecer alguma coisa com o titular. Então, estou treinando com a equipe e, se precisarem, estou aqui para ajudar", explica.

Mesmo sem saber se irá nadar ou não, ele confia no rendimento da equipe. "Temos cinco atletas de bastante capacidade. Já provaram isso em competições. Todo mundo está se dedicando e tem tudo para dar certo. Em termos de resultado, primeiro temos de pensar em eliminatória, para depois em final e só aí falar em medalha. Uma final já pode ser bom resultado. Os cinco integrantes desse time são novos", diz.

Nos outros revezamentos, algumas equipes devem ser definidas apenas após as provas individuais. No 4x100m medley masculino, por exemplo, nadam César Cielo (livre) e Guilherme Guido (costas), mas no peito, com Henrique Barbosa e Felipe França, e no borboleta, com Kaio Márcio e Gabriel Mangabeira, o escolhido será o que sair melhor em Pequim. O mesmo acontece no time feminino, com Gabriella Silva e Dayanara de Paula, no borboleta - nos outros estilos, competem Fabíola Molina (costas), Tatiane Sakemi e Tatiana Lemos.

No 4x200m livre masculino, o time está praticamente definido com Rodrigo Castro, Thiago Pereira, Nicolas Oliveira e Lucas Salatta. Phillip Morrison é o reserva e só deve nadar em caso especial. No 4x100m livre feminino, o time terá Tatiana Lemos, Flavia Delaroli, Monique Ferreira e Michelle Lenhardt, com Julyana Kury como reserva.

Compartilhe: