UOL Olimpíadas 2008 Notícias

31/07/2008 - 08h05

Fraude no exame antidoping afasta atletas russas dos Jogos

Das agências internacionais
Em Moscou (RUS)
A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) anunciou nesta quinta-feira a suspensão de sete atletas russas do atletismo por falsificação dos testes antidoping. A notícia deve abalar o desempenho da Rússia na modalidade, uma vez que seis das sete suspensas eram candidatas à medalha em Pequim.

Em entrevista à uma agência de notícias, o presidente da Federação Russa de Atletismo Valentín Balajnichev disse que recebera na véspera "um e-mail em que a Iaaf anunciava a suspensão provisional das atletas Yelena Soboleva, Daria Pischalnikova, Gulfiya Khanafeyeva, Tatiana Tomashova, Yulia Fomenko, Svetlana Cherkasova e Olga Yegorova".

Membro do Conselho da Iaaf, Balajnichev afirmou que tal medida foi tomada depois que a entidade notou uma incompatibilidade entre os DNA dos exames realizados entre abril e maio (fora das competições) e entre agosto e setembro (durante o Mundial de Osaka, no Japão).

Uma terceira prova foi tomada na semana passada, e o DNA encontrado correspondia ao dos testes de abril e maio. A incompatibilidade levou a Iaaf a suspeitar que houvesse falsificação nos exames. "Lamentavelmente, tendo em vista esta decisão da Iaaf, estas atletas não poderão competir nas Olimpíadas de Pequim", lamentou Balajnichev.

Yelena Soboleva detém a melhor marca do ano nos 800 e 1.500 m, Daria Pischalnikova é destaque no lançamento de discos e Gulfiya Khanafeyeva tem o quinto melhor resultado no lançamento de martelo. Tatiana Tomashova e Yulia Fomenko são destaques nos 1.500 m enquanto Olga Yegorova foi campeã mundial nos 5.000 m no mundial de Edmonton em 2001.

Compartilhe: