UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 18h07

Após liberação, COI abre exceção e aceita ida do Iraque no remo

Das agências internacionais
Em Bagdá (Iraque)
Um dia depois de o Comitê Olímpico Internacional (COI) liberar a participação do Iraque nas Olimpíadas de Pequim, o país confirmou nesta quarta-feira a ida de dois competidores no remo para a prova do skiff duplo.

A decisão do COI foi motivo de muita alegria para a dupla classificada. "Nós estamos muito felizes por poder competir em Pequim", explicou Hamza Hussein Jebur, um dos remadores que irá à Pequim.

O Iraque havia sido proibido de enviar representantes, pois o COI não aceitou a interferência do governo no Comitê Olímpico Iraquiano. Após uma reunião nessa terça-feira, a entidade internacional chegou a um acordo após o governo do Iraque se comprometer a garantir independência para o Comitê Olímpico Iraquiano.

Com a decisão, a Federação Internacional de Remo tratou de aceitar a ida da dupla iraquiana, mesmo após ter passado uma semana do prazo de inscrição. A mesma situação é enfrentada pelos competidores do judô, do tiro com arco e do levantamento de peso, sendo que as três entidades ainda aguardam uma resposta do COI sobre o caso.

Compartilhe: