UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 09h00

Diego Hypólito começa a definir série para Pequim

Luís Ferrari
Em Tóquio (JAP)
Da Folhapress
O bicampeão mundial do solo, Diego Hypólito, começa a definir nesta quarta-feira a série que apresentará na prova classificatória dos Jogos de Pequim.

Sérgio Moraes/Reuters
Diego já começa a preparar a série que aprentará nos Jogos Olímpicos de Pequim
LEIA MAIS NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
VEJA FOTOS DA GINÁSTICA NA CHINA
CHINA NEGA MENORES EM PEQUIM
A dez dias da estréia na competição, o atleta e seu técnico, Renato Araújo, têm ainda algumas dúvidas acerca dos movimentos que ele realizará em seu aparelho de preferência. E também quanto à participação na prova do salto em Pequim.

Após o treino desta quarta, quando está prevista uma simulação do evento na China, a dupla espera ter elementos para traçar o que o ginasta mostrará em sua estréia olímpica. O martelo será batido só no treino de pódio - espécie de ensaio geral do torneio, já no ginásio e aparelhagem da competição.

"O solo ainda não está 100%", declarou Araújo. "Ainda falta um pouco de resistência no final da série, para a última passada", explicou o treinador.

Com isso, eles cogitam apresentar uma rotina com menor grau de dificuldade na prova qualificatória, marcada para 9 de agosto. "Como o Diego ganhou o Mundial com uma diferença de pontos razoável para o segundo e terceiro colocados, dá para adotar essa estratégia."

O treinador explica que, se faltar gás no final da série, é melhor reduzir o grau de dificuldade na qualificação. Só um movimento na série ideal gera dúvida: o Hypólito. Se ele não for realizado, a primeira passagem terá em seu lugar o duplo twist carpado, que sairá da última diagonal para a entrada do duplo twist grupado, pois não pode haver repetição de movimentos na série.

Se fizer o movimento que introduziu no código de pontuação, a nota de partida - pontuação que exprime o grau de dificuldade da série e depois é combinada à avaliação da execução para definir a nota final do competidor- será 16,90.

Na outra hipótese, será 16,70, que é a mesma nota de partida com a qual Diego venceu o Mundial no ano passado.

A final do solo é uma semana após a eliminatória. Araújo crê que até lá Diego terá condições de fazer a rotina completa.

A presença na prova de salto (que requer duas execuções) está indefinida devido a alguns contratempos que enfrentou no ano - passou por artroscopia no joelho, contraiu dengue e encarou dores no pé e nas costas. Por isso, Diego foi obrigado a abrir mão de mais provas - sua classificação para Pequim permite competir em todos os aparelhos e no individual geral.

Compartilhe: