Única representante brasileira da luta olímpica em Pequim, Rosângela Conceição, a Zanza, decidiu voltar às raízes nos momentos finais de sua preparação para os Jogos. A atleta participou no fim de semana de seu último campeonato antes de embarcar para a China. Entretanto, a modalidade escolhida por ela não foi a que disputará nas Olimpíadas e sim o judô, seu esporte de origem.
Zanza utilizou o kimono de Claudirene César para disputar os Jogos Regionais
Lutadora participou do torneio paulista na categoria absoluto, sem limite de peso
Rosângela Conceição triunfou no torneio vencendo todas as suas lutas por ippon
Zanza defendeu a cidade de São José dos Campos na 52ª edição dos Jogos Regionais, sediado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Faixa preta e praticante do esporte japonês há anos, Rosângela Conceição se mostrou bastante contente por voltar a participar de um torneio oficial da categoria.
"Não tenho nem o que falar sobre o judô e dos meus sentimentos pelo esporte. Atualmente, sou atleta da luta, mas o que sinto pelo judô é muito forte, pois me dediquei a ele por quase toda a minha vida", afirmou a gaúcha, que por anos foi reserva da meio-pesado Edinanci Silva na seleção brasileira.
Pronta para o início das Olimpíadas, como faz questão de destacar, Rosângela Conceição mostrou boa forma no tatame. A lutadora da classe até 72kg disputou a categoria absoluto (sem qualquer limite de peso) e venceu todas suas lutas por ippon para faturar o primeiro lugar com certa facilidade.
A gaúcha ainda precisou utilizar o kimono da companheira de equipe de São José Claudirene César, atual reserva de Edinanci Silva. Para Conceição, o torneio no litoral de São Paulo serviu como prova para o seu preparo físico e lhe deu confiança para ter sucesso em Pequim.
"Usei a competição principalmente para medir meu ritmo. Procurei me movimentar bastante e fiquei contente porque percebi que estou bem condicionada. Agora, volto todas as minhas atenções para os detalhes finais antes de Pequim", comentou Zanza, que embarca para a China no dia 3, quase duas semanas antes de competir nos Jogos.
Com o término da competição no litoral paulista, Rosângela Conceição voltou apressada para sua casa na capital do estado e preparou as malas a fim de realizar nova viagem. A atleta desta vez se dirigiu a Cabreúva, onde ficará concentrada ao lado da delegação brasileira de boxe até viajar a Pequim.