UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/07/2008 - 08h29

Zanza volta às origens do judô antes de disputar a luta olímpica em Pequim

Rodrigo Farah
Em Caraguatatuba
Única representante brasileira da luta olímpica em Pequim, Rosângela Conceição, a Zanza, decidiu voltar às raízes nos momentos finais de sua preparação para os Jogos. A atleta participou no fim de semana de seu último campeonato antes de embarcar para a China. Entretanto, a modalidade escolhida por ela não foi a que disputará nas Olimpíadas e sim o judô, seu esporte de origem.

  • Rodrigo Farah/UOL Esporte

    Zanza utilizou o kimono de Claudirene César para disputar os Jogos Regionais

  • Rodrigo Farah/UOL Esporte

    Lutadora participou do torneio paulista na categoria absoluto, sem limite de peso

  • Rodrigo Farah/UOL Esporte

    Rosângela Conceição triunfou no torneio vencendo todas as suas lutas por ippon

    Zanza defendeu a cidade de São José dos Campos na 52ª edição dos Jogos Regionais, sediado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Faixa preta e praticante do esporte japonês há anos, Rosângela Conceição se mostrou bastante contente por voltar a participar de um torneio oficial da categoria.

    "Não tenho nem o que falar sobre o judô e dos meus sentimentos pelo esporte. Atualmente, sou atleta da luta, mas o que sinto pelo judô é muito forte, pois me dediquei a ele por quase toda a minha vida", afirmou a gaúcha, que por anos foi reserva da meio-pesado Edinanci Silva na seleção brasileira.

    Pronta para o início das Olimpíadas, como faz questão de destacar, Rosângela Conceição mostrou boa forma no tatame. A lutadora da classe até 72kg disputou a categoria absoluto (sem qualquer limite de peso) e venceu todas suas lutas por ippon para faturar o primeiro lugar com certa facilidade.

    A gaúcha ainda precisou utilizar o kimono da companheira de equipe de São José Claudirene César, atual reserva de Edinanci Silva. Para Conceição, o torneio no litoral de São Paulo serviu como prova para o seu preparo físico e lhe deu confiança para ter sucesso em Pequim.

    "Usei a competição principalmente para medir meu ritmo. Procurei me movimentar bastante e fiquei contente porque percebi que estou bem condicionada. Agora, volto todas as minhas atenções para os detalhes finais antes de Pequim", comentou Zanza, que embarca para a China no dia 3, quase duas semanas antes de competir nos Jogos.

    Com o término da competição no litoral paulista, Rosângela Conceição voltou apressada para sua casa na capital do estado e preparou as malas a fim de realizar nova viagem. A atleta desta vez se dirigiu a Cabreúva, onde ficará concentrada ao lado da delegação brasileira de boxe até viajar a Pequim.

    Compartilhe: