UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 15h36

Ginástica rítmica brasileira fica em 4º no último torneio pré-Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira ficou em quarto lugar na etapa de Varna (Bulgária) da Copa do Mundo de ginástica rítmica, disputada no último final de semana. O quinteto, comandado pela técnica Monika Queiroz, foi superado por Bulgária, Israel e Japão, mas deixou para trás as meninas do Azerbaijão, consideradas rivais diretas nos Jogos de Pequim.

Fernando Donasci/FI
Conjunto foi melhor do que o Azerbaijão, concorrente forte das meninas em Pequim
SAIBA QUANDO SERÁ A COMPETIÇÃO
LEIA MAIS SOBRE GINÁSTICA RÍTMICA
Na disputa com cinco cordas, as brasileiras somaram 15.325 pontos. Já na competição com arcos e maças, o grupo foi ainda melhor, com 15.450 pontos.

O torneio em Varna foi o último do Brasil antes das Olimpíadas. O grupo nacional, formado por Daniela Leite, Luana Faro, Luisa Matsuo, Marcela Menezes, Nicolle Muller e Tayanne Mantovaneli, retornou ao país nesta segunda-feira e embarca para a China no próximo dia 10. Como a ginástica rítmica em Pequim começa apenas no dia 18, a equipe fará sua aclimatação dentro da vila olímpica.

Sem expectativas em relação a medalhas, a seleção brasileira definiu como principal meta ficar entre os oito primeiros grupos nos Jogos. "Nosso objetivo é chegar à final. Sabemos que vai ser uma competição muito difícil e temos que dar o nosso máximo", diz a ginasta Nicolle Muller. "Mas estamos nos preparando muito, e se fizermos nosso melhor, ficaremos satisfeitas com o resultado".

Caso o objetivo seja alcançado, o Brasil igualará a final disputada em Atenas-2004. Naquela ocasião, o time conquistou o oitavo lugar na competição geral por equipes.

A classificação para os Jogos de Pequim veio graças a um convite da Federação Internacional de Ginástica. O grupo brasileiro ficou em 11º lugar no último Mundial, posição que não lhe garantia vaga olímpica. Porém, como o Brasil foi a nação mais bem colocada entre as sul-americanas, assumiu o posto reservado ao continente.

Compartilhe: