UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 13h45

Novata do time, Daynara comemora nadar depois de Thiago Pereira

Bruno Doro
Em Macau (China)
Caçula do time brasileiro que vai nadar no Cubo D'Água de Pequim, a paulista Daynara de Paula já está comemorando um fato em Macau. Aos 18 anos, a novata se livrou da responsabilidade de abrir a participação verde-amarela nos Jogos Olímpicos.

Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Entreante, a caçula da natação brasileira cairá na piscina depois de Thiago Pereira
"Eu nado depois do Thiago Pereira. Pelo menos não vou ser a primeira. É bom que ele nade antes. Já está acostumado com isso. Vai quebrar o gelo. Se fosse eu a primeira a nadar, iria ficar nervosa demais", conta a garota.

Estreante na seleção principal de natação, ela recebeu atenção especial dos companheiros justamente para evitar esse nervosismo. No período de aclimatação em Macau, o veterano Gabriel Mangabeira falou bastante com a garota, Fabíola Molina tratou de deixá-la à vontade.

Tudo para que o fato dela estar integrando a seleção principal pela primeira vez justamente nos Jogos Olímpicos não tenha tanto peso. "Eu nunca peguei seleção. E esse pessoal é mais maduro e tem me ajudado a ficar mais madura também. Quando acontece alguma coisa, eu preciso de ajuda, eles estão sempre lá", agradece Daynara.

O teste de fogo já está causando mudanças na garota. Acostumada a conviver apenas com atletas mais jovens, ainda adolescentes, ela percebeu a mudança de postura quando entrou no meio dos "adultos". "Estou aprendendo a me comportar. Não que eu não soubesse antes, mas às vezes ainda me comporto como criança. Sou menina ainda, tenho atitudes de jovem. Mas aqui estou entre adultos e eles estão me ajudando a agir como adulta também".

Em um ponto, porém, ela acha que já se igualou aos companheiros. "Estou calma e consciente de que as Olimpíadas representam algo muito forte. Estou treinando bem e sei que posso chegar aos meus objetivos. Mas, claro, estou ansiosa. Acho que todo atleta fica assim para as Olimpíadas".

Compartilhe: