UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 07h59

Natação chinesa duvida dos milagres da 'pele de tubarão'

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
A China ainda não sabe com que roupa seus nadadores vão nadar no Cubo D'água durante os próximos Jogos Olímpicos, apesar dos elogios que tem chovido sobre o maiô Speedo LZR, conhecido como 'pele de tubarão' e apesar da Nike, marca patrocinadora da China, ter dado aos chineses a oportunidade de nadar com a roupa que preferirem.

Greg Baker/AP Photo
Chineses ainda não sabem se disputarão provas da natação com 'pele de tubarão'
A CHINA NAS OLIMPÍADAS
A NATAÇÃO EM PEQUIM
VEJA TODAS AS MODALIDADES
A HISTÓRIA DOS JOGOS
"Nossos nadadores vestirão as roupas que os fizerem se sentir mais cômodos durantes os Jogos. É difícil dizer se é o LZR ou não", declarou Zhang Yadong, treinador da equipe nacional de natação, citado nesta segunda pela agência Xinhua. A nadadora chinesa Xu Yanwei, que nos Jogos nadará a prova dos 100 m borboleta, informou que não notou grande diferença entre nadar com um maiô ou outro.

Na opinião de Qian Hong, campeã olímpica dos 100 m borboleta nos Jogos de Barcelona-1992, os revolucionários maiôs da Speedo se ajustam muito melhor aos corpos dos ocidentais que dos asiáticos.

Dos últimos 45 recordes que caíram ultimamente, 42 foram feitos por nadadores que vestiam a 'pele de tubarão', uma roupa a qual se atribui capacidades quase milagrosas para reduzir a resistência da água - ou para manter os atletas na posição mais correta possível dentro da piscina.

"O efeito do maiô é mais psicológico do que físico", insiste o nadador Qian, que não crê naqueles que afirmam que a 'pele de tubarão' possa aumentar em até 2% a velocidade dos atletas dentro da piscina. Apesar de a Nike ter liberado os chineses para usar as vestimentas que preferirem, a China não parece estar excessivamente empolgada com o LZR.

"Apreciamos o apoio da Nike", disse Zhang, que recordou que os nadadores chineses romperam vários recordes nacionais usando simplesmente seus maiôs preferidos. Até hoje, a China conquistou quatro ouros olímpicos, todos em provas femininas. Ainda segundo o treinador Zhang, a equipe chinesa não aspira, a princípio, conquistar nenhum ouro em Pequim, somente alcançar o pódio.

Compartilhe: