UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/07/2008 - 05h25

Chineses dizem que ginastas locais têm idade legal para competir

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
A China assegurou nesta segunda-feira que todos os ginastas da equipe olímpica nasceram antes de 31 de dezembro de 1992 e, portanto, têm idade legal para competir nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A afirmação é uma resposta a um jornal local que publicou que um atleta da ginástica teria 14 anos. "Nossas equipes olímpicas foram convocadas recentemente e registramos a idade com base nos certificados das associações regionais de ginástica", disse Zhang Peiwen, porta-voz da Associação de Ginástica da China.

Muitos jornais e diários online ressaltaram que dois atletas chineses, entre eles He Kexin, melhor atleta da China nas barras assimétricas, e Jiang Yuyuan, podem ainda não ter atingido 16 anos, idade mínima exigida para a disputa olímpica.

No site oficial Chengdu Sports Bureau - Chengdu é a capital da província chinesa de Sichuan - há um arquivo de 2006 que diz que Kexin nasceu no dia 1 de Janeiro de 1994.

O jornal China Daily, em inglês na Internet, também divulgou no dia 23 de maio que a ginasta, aspirante ao ouro nas barras assimétricas, teria 14 anos. Zhang rebateu: "Há muita informação na Internet. Não temos tempo para controlar tudo isso, mas sabemos que nem tudo é verdade".

Mas, em um discurso feito no ano passado, o diretor de administração geral do esporte na China, Liu Peng, disse: "a ginasta He Kexin, de 13 anos, que derrotou Jiang Yuyuan nas barras assimétricas, conquistou o bronze no campeonato mundial, demonstrando sua habilidade".

O jornal norte-americano The New York Times entrou em contato com a Federação Chinesa de Ginástica assim que soube dos rumores quanto à idade das ginastas. "Entramos em contato imediatamente após sabermos da situação", disse o jornal. "Eles [a federação] nos enviaram prontamente uma cópia do passaporte das atletas, atestando que elas tinham 16 anos", completou o veículo.

Nadia Comaneci, a romena que assombrou o mundo em 1976, tinha apenas 14 anos quando ganhou a medalha de ouro. Hoje em dia, isso não seria possível porque os Jogos pedem que o atleta tenha 16 anos completos até o final do ano olímpico.

Compartilhe: