UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/07/2008 - 14h10

Piloto amplia treinamento para focar um só resultado nas Olimpíadas

Bruno Doro
Em Macau (China)
A tática de Júlio Almeida em Macau é simples. Ele dividiu o número de dias que vai ficar na cidade em três, o número de provas que irá disputar em Pequim-2008, e, em cada um deles, vai treinar para uma delas. A manobra não serve apenas para que ele chegue bem preparado para as Olimpíadas.

É também uma maneira de afastar a pressão para a competição em que ele acredita ter chance de um melhor resultado. "Imagine só. O cara vai para a Olimpíada da vida dele e só tem uma prova para disputar. Essa pressão pesa. Mas, se você vai para três provas, não tem essa responsabilidade de acertar na primeira", explica o treinador Volney de Mello Filho.

Em Pequim, Júlio vai atirar nas provas de pistola de ar de 10 metros, na qual foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, na pistola livre de 50 metros e no tiro rápido. Sua principal esperança é na pistola de ar, na qual seus resultados nos treinos, segundo Júlio, o colocariam na luta por uma medalha.

"Se eu repetir meus bons desempenhos em treino, tenho chance de chegar ao pódio. O problema é que, como eu, mais 20 caras atiram no mesmo patamar", explica o piloto da Força Aérea Brasileira.

Abertura, cama e arma
Júlio ficará em Macau até o dia 3 de agosto. Até lá, vai treinar três vezes cada arma. Depois, vai para Pequim, onde se encontra com Stênio Yamamoto, o outro brasileiro classificado para as provas da modalidade. Na capital chinesa, a dupla deve tomar uma decisão a respeito da cerimônia de abertura.

Com a prova de pistola de ar marcada para o dia 9, eles não sabem se poderão participar da abertura no estádio Ninho do Pássaro. "Inicialmente, a idéia era não ir para a Abertura das Olimpíadas. Afinal, competindo no dia seguinte, o desgaste iria prejudicar a performance. Mas como as eliminatórias estão marcadas para as 13h, não para o início da manhã, como é o costume, existe a chance de desfilarmos", explicou Volney.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim está marcada para o dia 8 de agosto. Para garantir a sorte, a festa vai começar às 8 horas e oito minutos da noite (horário local) - o oito, para os chineses, trás boa sorte.

Compartilhe: