UOL Olimpíadas 2008 Notícias

26/07/2008 - 18h53

Sorteio coloca Ricardo/Emanuel e Juliana/Larissa contra brasileiros

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros Ricardo e Emanuel começarão a defesa do título olímpico enfrentando uma dupla nacional logo na primeira fase dos Jogos de Pequim. A dupla ficou no grupo C do sorteio realizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) neste sábado e terá de encontrar Jorge e Renatão, que representarão a Geórgia em Pequim.

A parceria é formada pelos paraibanos Renato Gomes (Geor) e Jorge Terceiro (Gia), que treinaram no mesmo local onde Ricardo e Emanuel montaram seu centro de treinamento, em João Pessoa. Sem chance no circuito nacional, eles se naturalizaram geórgios e terminaram com a 17ª posição no ranking mundial, que determinou os classificados para Pequim.

As duplas se enfrentaram três vezes no Circuito Mundial com vitória de Ricardo e Emanuel nas três oportunidades. Além deles, a chave conta com os australianos Schacht e Slack, e os angolanos Fernandes e Morais. Os atuais campeões olímpicos jamais enfrentaram os africanos e têm seis vitórias em dez duelos contra os representantes da Oceania.

Já a outra dupla masculina brasileira em Pequim, Márcio e Fábio Luiz, ficou no grupo D das Olimpíadas e enfrentará a dupla russa Barsouk/Kolodinsky (parceria do Brasil venceu quatro de sete jogos), a austríaca Doppler/Gartmayer (seis vitórias e uma derrota de Márcio e Fábio Luiz) e a italiana Lione/Amore.

No torneio feminino, Juliana e Larissa caíram em um grupo mais complicado com uma medalhista olímpica e também terão de enfrentar uma dupla brasileira que defende a bandeira da Geórgia.

Elas jogarão contra a australiana Cook, que foi ouro nos Jogos de Sydney-2000 e bronze em Atlanta-1996 ao lado de Pottharst. Agora, a atleta faz parceria com Barnett e as duas ganharam três dos seis confrontos contra as brasileiras.

O grupo C ainda reúne Saka e Ratvelo, da Geórgia, que na verdade são a paulista Cristine Santanna e a amazonense Andrezza Martins, respectivamente, e jamais enfrentaram Juliana e Larissa. As russas Uryadova e Shiryaeva completam o grupo.

A dupla Renata e Talita integrará o grupo F e terá como principal oponente a dupla grega Karantasiou e Arvaniti, de quem as brasileiras venceram 8 de 13 duelos. As austríacas Doris e Stefanie Schwaiger, que perderam sete de nove jogos contra Renata e Talita, e as mexicanas Candelas e Garcia, derrotadas no único confronto diante das brasileiras, completam a chave.

Atuais campeãs olímpicas e favoritas ao ouro, as norte-americanas Walsh e May enfrentarão as norueguesas Hakedal e Torlen, as cubanas Fernandez e Larrea, e as japonesas Saiki e Kusuhara no grupo B da primeira fase.

As datas das estréias das duplas brasileiras não foram definidas, mas pelo calendário pré-definido os campeões Ricardo e Emanuel jogam a primeira partida no sábado, com o horário podendo ser à 1h (de Brasília) ou 23h (de Brasília). As outras parcerias podem atuar no sábado ou domingo.

Compartilhe: