UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/07/2008 - 12h17

Ouro em Atenas, Liu Xiang garante presença em Pequim

Das agências internacionais
Em Pequim (CHN)
O chinês Liu Xiang, campeão olímpico e mundial dos 110 m com barreiras, declarou nesta sexta-feira que está em plena forma para a Olimpíada, depois das recentes inquietudes provocadas por uma lesão no músculo adutor. "Estou melhorando com um bom treinamento e sem sentir a lesão. A única forma de não disputar os Jogos é se acontecer algo novo até lá", declarou o chinês à agência de notícias oficial China Nova.

GOH CHAI HIN/ AFP
Esperança de medalha de ouro chinesa revigorada com a confirmação de seu ídolo
A CHINA NAS OLIMPÍADAS
OS HORÁRIOS DO ATLETISMO
O ATLETISMO NA HISTÓRIA
O atleta fez esse comentário em Pequim, durante a cerimônia de apresentação da maior equipe olímpica da história da China, composta por 639 atletas. Liu, de 25 anos, se converteu em herói nacional ao dar ao seu país a primeira medalha de ouro no atletismo masculino, conquistada na prova dos 110 m com barreiras em Atenas-2004.

Antes, o país só havia subido ao lugar mais alto do pódio na modalidade com as mulheres. A pioneira foi Yueling Chen, vencedora da marcha atlética de 10 km, em Barcelona-1992. Depois, a China obteve mais um ouro em Atlanta-1996 (Wang Junxia, nos 5.000 m rasos), um em Sydney-2000 (Wang Liping, na marcha atlética de 20 km) e uma em Atenas-2004 (Huina Xing, nos 10.000 m rasos).

Dois anos depois, Xiang estabeleceu o novo recorde mundial com 12s88 e a nação de 1,3 bilhão de pessoas agora conta com ele para correr uma das provas mais interessantes dos Jogos-2008. Porém, seus recentes problemas físicos e a explosão de um grande rival como Dayron Robles vem suscitando dúvidas sobre suas chances em Pequim.

O cubano, de apenas 21 anos, destronou Xiang da posição de recordista mundial dos 110 m com barreiras, ao tirar um centésimo de segundo de seu tempo, marcando 12s87 no mês de junho.

O chinês viajou aos EUA no final de maio para disputar duas corridas de alto nível e acabou fracassando em ambas, por diferentes motivos. Foi desclassificado no Oregon por queimar a largada e perdeu em Nova York por causa de seus problemas físicos.

Compartilhe: