UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/07/2008 - 09h18

Polícia prende 60 cambistas em Pequim; preços sobem até 100 vezes

Das agências internacionais
Em Pequim (China)
As filas enormes que compõem a paisagem da capital chinesa indicam que a última remessa de ingressos para os Jogos está à venda. Com a eufórica procura por entradas, surge a inevitável possibilidade de lucro com a revenda dos ingressos.

Mark Ralston/ AFP
Filas anunciam a venda do último lote de ingressos para os Jogos de Pequim-2008
LEIA MAIS SOBRE OLIMPÍADAS
O DIA EM PEQUIM; VEJA FOTOS
Ciente disso, a polícia de Pequim deteve 60 cambistas nesta sexta-feira, que tentavam negociar "benefícios" nos locais de competições olímpicas para aumentar em até 100 vezes o valor das entradas para eventos das Olimpíadas 2008.

As prisões vêm acontecendo desde 5 de maio deste ano, quando se iniciou a terceira fase de venda de ingressos, informou um representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública, citado pela agência estatal Xinhua.

Um dos detidos foi flagrado pelos agentes quando negociava entradas para a primeira partida da seleção chinesa de basquete masculino contra os Estados Unidos, vendidas oficialmente por 50 yuanes (US$ 7,30). O atravessador as oferecia por até US$ 730. Os cambistas podem ficar detidos no máximo por 15 dias.

Pequim anunciou que perseguirá aqueles que tentarem obter lucro com a revenda de ingressos, aumentando a vigilância nos pontos-de-venda e imediações das competições olímpicas, além de fiscalizar também na internet.

Ainda que a revenda seja ilegal, não é proibida a troca de assentos, que pode ser feita uma vez através do Banco da China. A medida garante que o ingresso não sofra inflação ao trocar de mãos. São ao todo sete milhões de lugares que Pequim pôs à venda em quatro fases, para as diferentes provas dos Jogos. A última remessa, de 820 mil, está disponível a partir desta sexta-feira.

Os ingressos mais desejados, e que salvo por milagre são praticamente impossíveis de se conseguir, são para a cerimônia de abertura das Olimpíadas. Assim mesmo, adquirir um lugar nos jogos de basquete, tênis ou competições de atletismo, já se trata também de um sonho difícil de realizar.

De qualquer maneira, tudo indica que as instalações esportivas apresentarão um aspecto irretocável durante os Jogos Olímpicos, dado o interesse demonstrado pelos fãs para participarem dos eventos.

Compartilhe: