UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/07/2008 - 08h16

Pega no antidoping, norte-americana ainda tenta ir a Pequim

Das agências internacionais
Em Nova Yorque (EUA)
Pouco mais de um mês depois de ser pega no antidoping durante as seletivas norte-americanas da natação, Jessica Hardy deu início ao pedido de revisão do processo nesta quinta-feira, na expectativa de ainda poder disputar as Olimpíadas em Pequim.

  • AP Photo/Jon Super

    Jessica, que foi pega no doping, ainda tenta ir para Pequim

O advogado da nadadora, Attorney Howard Jacobs, afirmou que Jessica teve resultado positivo para o estimulante clenbuterol apenas no segundo teste antidoping realizado pela atleta na competição, no dia 4 de julho, após os 100 m livres.

O primeiro exame, realizado no dia 1 de julho após os 100 m nado costas, e o terceiro teste, no feito no dia 6 após os 50 m livre, deram negativo. "Eu nunca ouvi falar de um padrão de testes deste tipo", reclamou o advogado.

Jacobs afirmou também que a norte-americana negou qualquer uso de drogas. "Ela nem sequer sabia o que era clentuberol até ser informada do exame positivo", afirmou Jacobs.

Classificada para os Jogos nos 100 m costas e nos 50 m livre, a nadadora norte-americana foi pega justamente na prova em que não obteve a vaga para Pequim, os 100 m livre. Um primeiro caso de doping em geral acarreta em dois anos de suspensão ao atleta.

O advogado de Hardy espera que a audiência seja adiantada o mais breve possível devido à proximidade dos Jogos Olímpicos, e que a decisão seja definida em tempo para que a nadadora possa competir em Pequim.

Até a última quinta-feira, representantes da Agência Mundial Antidoping (WADA) e da Agência Antidoping Norte-Americana (USADA) não haviam se pronunciado sobre o caso.

Compartilhe: