UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/07/2008 - 13h25

Duplas brasileiras de praia serão cabeças-de-chave em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Federação Internacional de Voleibol anunciou nesta quinta-feira o ranking definitivo das 48 duplas (24 masculinas e 24 femininas) que disputarão o torneio de vôlei de praia nos Jogos Olímpicos de Pequim. Conforme já era esperado, os quatro times brasileiros classificados serão cabeças-de-chave na competição.

Pascal Lauener/ REUTERS
O bi-campeonato olímpico é o limite para a melhor dupla brasileira da história
Moacyr Lopes Junior/Folha Imagem
Favoritismo brasileiro é confirmado com as cabeças-de-chave Juliana e Larissa
O CALENDÁRIO DO BRASIL NA PRAIA
SAIBA TUDO SOBRE A COMPETIÇÃO
Ricardo e Emanuel, que lideraram o ranking mundial durante boa parte do período de seletiva olímpica (entre janeiro do ano passado e 20 de julho deste ano), foram ultrapassados nas últimas semanas pelos norte-americanos Rogers e Dalhausser e ficaram com a segunda colocação. Apenas 380 pontos separaram as duas duplas.

Apesar da vice-liderança do ranking, os brasileiros serão cabeças-de-chave número 3 em Pequim. Isso porque os times chineses, tanto no masculino quanto no feminino, terão o direito de ficar com o primeiro posto de favoritos. No caso dos homens, esse privilégio será de Xu e Wu, quinto colocados no ranking.

Márcio e Fábio Luiz ficaram em terceiro lugar na lista geral, garantidos por seu grande desempenho na temporada passada. A dupla, última brasileira a garantir vaga na China, será a quarta cabeça-de-chave.

Entre as mulheres, a liderança das atuais campeãs olímpicas Walsh e May não esteve ameaçada em momento sequer, e as norte-americanas cravaram 940 pontos de vantagem para as chinesas Tian Jia e Wang, vice-líderes do ranking e cabeças-de-chave número 1 em Pequim. Juliana e Larissa ficaram em terceiro lugar, e Renata e Talita garantiram a sexta colocação, ficando como cabeças 3 e 6, respectivamente.

Interessante notar que, na verdade, serão 12 os brasileiros em Pequim. Além das duplas classificadas pelo país, outros dois times, um no masculino e outro no feminino, são compostos por brasileiros que representam a Geórgia: Jorge/Renatão, que jogam como Geor e Gia, e Andrezza e Cris, que atuam como Saka e Rtvelo.

Na primeira fase do torneio olímpico de vôlei de praia, as duplas serão divididas em seis grupos no masculino e outros seis no feminino. Avançam para as oitavas-de-final os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros lugares. As duas últimas vagas serão definidas em uma repescagem em mata-mata.

O sorteio dos grupos será realizado no próximo sábado, durante o Grand Slam de Gstaad.

Compartilhe: