UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/07/2008 - 10h59

Chineses simulam fielmente competição para vencer no taekwondo

Das agências internacionais
Em Huairou (CHN)
A equipe de Taekwondo chinesa buscou a maneira mais realista possível de realizar seus treinos às vésperas dos Jogos Olímpicos. Em um ginásio redesenhado para simular a decoração olímpica, ouve-se a gritaria de crianças trazidas especialmente para recriar a atitude dos fãs na atmosfera de competição, que conta até mesmo com a presença de intrometidos jornalistas.

A simulação da situação real de combate é uma técnica moderna de guerra que, aplicada ao treinamento do taekwondo chinês, tem o propósito de preparar os atletas para o cenário que encontrarão nos Jogos Olímpicos. "Independente de ser esporte ou na teoria de guerra, este tipo de treino é benéfico porque é o mais próximo que se pode chegar da coisa real", afirma Zhao Lei, membro da Associação de Taekwondo da China (CTA).

Mas simulações não se limitam à reprodução do ambiente. Os sparings também foram treinados para imitar o estilo de luta dos principais adversários dos atletas chineses. Antes de sua "estréia" olímpica, por exemplo, a bicampeã dos pesos-pesados Chen Zhong subiu ao tablado sob o olhar atento dos árbitros e gritaria dos fãs. Enquanto isso, um alto-falante anunciava, em inglês e chinês, o confronto contra sua principal oponente real, a francesa Myriam Baverel. Na verdade tratava-se de uma já conhecida sparing da equipe de taekwondo chinesa, transformada em francesa por conta da simulação.

"Comparado com Atenas, a atmosfera de treinamento está muito mais detalhada desta vez", comparou Zhong, cuja meta é aplicar todos os recursos estatais para criar uma equipe capaz de competir com os dominantes sul-coreanos.

Enquanto a maioria das equipes chinesas trata seus treinamentos como um verdadeiro segredo de Estado, a exposição e presença dos jornalistas ajuda a fortalecer a mente e a concentração dos atletas. O planejamento prevê, inclusive, arbitragens dúbias, pontos não marcados e provocações, tudo para reconstituir o ambiente real da competição.

Compartilhe: