UOL Olimpíadas 2008 Notícias

24/07/2008 - 10h43

Irã vai a Pequim, mas sem seu "Hércules" medalhista

Das agências internacionais
Em Teerã (Irã)
A televisão estatal do Irã anunciou que a delegação do país nestas Olimpíadas será a maior desde Montreal-1976. Em contrapartida, o atleta iraniano mais conhecido na história dos Jogos Olímpicos, o levantador de peso conhecido como "Hércules" Hossein Reza Zadeh, vai assistir à competição em casa.

Em reportagem divulgada nesta quinta, a emissora diz que o campeão dos superpesados, medalha de ouro em Sydney-2000 e Atenas-2004, foi alertado por médicos para repousar e evitar "atividades pesadas ou estressantes".

Reza Zadeh não participa de competições internacionais desde o último ano, quando sofreu uma lesão no joelho após um acidente de trânsito. O atleta é o atual detentor do recorde mundial e olímpico na categoria (472 kg), conquistado em Sydney-2000.

Os 53 atletas da delegação iraniana incluem três mulheres que vão competir respectivamente no taekwondo, tiro com arco e canoagem. As mulheres do país são autorizadas a competir em esportes que requerem a retirada do véu islâmico, a "burka", mas em arenas com competidores apenas do sexo feminino.

Compartilhe: