O jamaicano Asafa Powell superou o compatriota Usain Bolt na prova de 100 m rasos disputada nesta terça-feira no meeting de Estocolmo, na Suécia. Powell foi apenas um centésimo mais rápido do que Bolt, que detém o recorde mundial de 9s72.
Bolt largou mal e perdeu cerca de dois metros para Powell logo na saída. Apesar de ter conseguido se recuperar nos últimos 50 metros, não conseguiu ultrapassar Powell, que venceu com o tempo de 9s88, contra 9s89 de Bolt. Nesta prova, o terceiro lugar ficou com o norueguês Jaysuma Saidy, com 10s06. Mas o terceiro e o quarto lugar por tempos no geral ficaram com outros dois jamaicanos - Nesta Carter, com 9s98, e Michael Frater, com 10s04.
A vitória de Powell pôde ser vista como uma revanche, já que perdeu para Bolt nas seletivas jamaicanas do mês passado. "Meu objetivo era vencer. Larguei muito bem, e mantive até o final. Estou muito feliz, mas agora o foco está nas Olimpíadas", disse o ex-recordista mundial.
BrasileirosA prova preliminar dos 100 m rasos teve a participação de dois representantes brasileiros em Pequim - José Carlos Moreira e Vicente Lenílson. Moreira venceu com o tempo de 10s29, mas não foi suficiente para ficar nem entre os oito primeiros no geral. Lenílson marcou apenas 10s45.
Ambos participaram também do revezamento 4 x 100 m, mas o Brasil ficou em quarto, com 39s03, atrás de todos os outros participantes: Polônia (38s61), Estados Unidos "Vermelho" (38s21) e Estados Unidos "Azul" (37s99).
Outro brasileiro que não esteve bem foi Jadel Gregório, que ficou apenas em quarto no salto triplo, com a marca de 16.97 m. Na sua frente, ficaram o sueco Christian Olsson (17,00 m), o eslovaco Dmitrij Valukevic (17,01 m) e o romeno Marian Opera (17,25 m).
Melhor marca nos 1.000 mO sudanês Abubaker Kaki venceu os 1.000 m rasos e garantiu o melhor tempo de 2008 na prova: 2min13s93. Kaki diminuiu em quase três segundos a melhor marca anterior, que pertencia ao francês Mehdi Baala, que havia feito 2min16s30 em Estrasburgo, na França.
Nos 110 m com barreiras, o cubano Dayron Robles chegou perto do seu recorde mundial de 12s87 e venceu com 12s91. Por estabelecer novo recorde na competição, Robles recebeu um diamante no valor de US$ 10 mil.
O norte-americano campeão olímpico Jeremy Wariner também esteve perto de quebrar o recorde da competição e faturar o prêmio - nos 400 m rasos, ele venceu com 44s29, mas esteve três décimos mais lento que no ano passado, quando conseguiu a melhor marca da história do meeting.