UOL Olimpíadas 2008 Notícias

22/07/2008 - 05h14

China espera superar medalhas conquistadas em Atenas

Da EFE
Em Pequim (China)
As autoridades esportivas chinesas reconheceram nesta terça-feira pela primeira vez que seu objetivo nos Jogos Olímpicos de Pequim é estar entre os primeiros e superar as 32 medalhas de ouro conquistadas em Atenas 2004.

"Embora seja difícil de prever, temos um objetivo, o de ficar entre os primeiros no número de medalhas de ouro. Em Atenas conquistamos 32, esperamos mais em Pequim", assinalou Zhang Haifeng, porta-voz do Comitê Olímpico Chinês (COC).

No entanto, Zhang afirmou que "é muito difícil prever o número exato de medalhas de ouro. O encantamento do esporte de elite é a incerteza".

Apesar do otimismo, Zhang reconheceu que o nível dos atletas dos concorrentes da China é muito alto.

"É muito difícil conseguir nosso objetivo, porque nossos rivais são muito fortes, mas nossos atletas vão lutar", afirmou.

Na edição dos Jogos em Atenas, o gigante asiático ficou atrás dos Estados Unidos, que conquistaram 36 ouros, e os funcionários chineses ligados ao esporte rejeitaram até agora fazer qualquer pronunciamento sobre suas ambições olímpicas.

"A China nunca fixou como objetivo terminar em primeiro no quadro de medalhas. Ainda existem diferenças em muitas disciplinas esportivas entre a China e o nível máximo mundial", disse na segunda à Agência Efe uma fonte do COC.

A delegação olímpica chinesa, com mais de 600 atletas, será apresentada oficialmente nesta sexta-feira.

Compartilhe: