UOL Olimpíadas 2008 Notícias

19/07/2008 - 12h51

Brasil garante vaga em Pequim na canoagem slalom

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A canoagem brasileira recebeu uma ótima notícia neste sábado. A canoísta de slalom Poliana Aparecida de Paula herdou a vaga da argeliana, que desistiu de disputar as Olimpíadas, garantindo, assim, a sua participação em Pequim.

Divulgação
Poliana garante vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim
SAIBA MAIS SOBRE CANOAGEM
A vaga veio para o Brasil devido à desistência da atleta argeliana Sarah Sonia Dupire, que por problemas particulares, decidiu não competir em Pequim.

Com esta decisão a vaga iria conseqüentemente para o segundo colocado da Classificatória Africana, no caso o Kenia, mas como o Kenia também decidiu não ir à China, a vaga foi remanejada, segundo normas da Federação Internacional de Canoagem, para o atleta com o melhor índice do continente americano.

Poliana, que conquistou o segundo lugar do K1 feminino na Classificatória Americana, realizada em abril, na cidade de Charlotte, nos Estados Unidos, ficou com a vaga da argeliana Sarah Sonia Dupire e conquistou, por índice técnico, o direito de ir à Pequim.

"Depois de muito esforço e treinamento eu não tinha mais esperanças. Mas quando recebi a notícia que estava classificada eu fiquei extasiada. Estou realizando o sonho de qualquer atleta que é participar de uma olimpíada", comemorou a jovem canoísta de apenas 18 anos de idade.

Com as esperanças renovadas, Poliana agora voltará intensivamente aos treinamentos buscando a melhor forma para Pequim. "Cresci muito depois que o Richard Hernanz (técnico) veio nos treinar. O fato de termos também uma pista de nível internacional (Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu) foi fundamental para que eu treinasse e melhorasse meus índices e conseqüentemente conquistasse a vaga para as olimpíadas", disse a atleta.

Poliana, na canoagem slalom, e Nivalter Santos, na canoagem velocidade, serão os dois únicos brasileiros que irão disputar as provas de canoagem em Pequim.

Compartilhe: