UOL Olimpíadas 2008 Notícias

18/07/2008 - 08h22

Pistorius não é selecionado para revezamento e está fora dos Jogos

Das agências internacionais
Em Paris (França)
O atleta Oscar Pistorius, que não tem as duas pernas, não foi convocado para a equipe sul-africana do revezamento 4 x 400 m e, assim, vê acabar a sua chance de participar dos Jogos Olímpicos deste ano em Pequim, na China. Ele já havia fracassado na tentativa de obter classificação para a prova individual.

O presidente da Confederação Sul-Africana de Atletismo, Leonard Chuene, confirmou nesta sexta-feira que Pistorius, que compete com duas próteses de carbono, não fará parte da equipe sul-africana em Pequim.

A última oportunidade de o atleta sul-africano obter o índice olímpico foi há dois dias, em Lucerna, na Suíça. Ele ficou em terceiro lugar na prova dos 400 m, abaixou em 0s37 a sua melhor marca pessoal, com 46s25, mas ficou longe de obter o índice olímpico, que é de 45s55.

O recorde pessoal de Pistorius não foi suficiente para que ele fizesse parte do time sul-africano do revezamento 4 x 400 m. Esta possibilidade preocupava a IAAF, principal entidade do atletismo mundial, que temia que, ao passar para a zona em que os atletas podem correr em qualquer raia, ele pudesse causar ferimentos a outros competidores com suas próteses.

As aspirações de Pistorius de participar da Olimpíada sofreram o primeiro baque quando a IAAF o proibiu de tentar o índice olímpico, argumentando que as próteses lhe dariam vantagem sobre os rivais. O TAS (Tribunal Arbitral do Esporte), no entanto, permitiu que o sul-africano tentasse conseguir a marca.

Pistorius, de 21 anos, chegou a declarar que toda a polêmica com a IAAF impediu que ele se concentrasse na obtenção do índice olímpico e disse que estará mais bem preparado para obter o feito em Londres-2012.

Compartilhe: