UOL Olimpíadas 2008 Notícias

14/07/2008 - 17h38

Brasileira lidera ranking feminino de maratona aquática

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A baiana Ana Marcela Cunha voltou a assumir a liderança do ranking feminino de maratona aquática olímpica, na prova de dez quilômetros, segundo a Federação Internacional de Natação (Fina).

Com apenas 16 anos, Ana Marcela venceu a última Travessia de Setúbal, em Portugal, disputada em 28 de junho e derrotou a alemã Ângela Maurer, campeã do circuito Mundial de 2007 e também atual campeã européia e mundial.

Na Travessia, a brasileira obteve uma marca de 2h06min04s, contra 2h06min08s da adversária. Este feito a colocou de volta ao topo do ranking, que soma pontos ao longo do ano, nas diversas etapas.

"Estas colocações representam muito. Temos duas atletas do Brasil entre as cinco, em uma prova que será disputada nos Jogos Olímpicos braçada a braçada.", disse Christiane Fazeres, supervisora técnica de maratonas aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

No ranking da Fina, a paulista Poliana Okimoto, que também tem grandes chances em Pequim, está em quinto lugar e Allan do Carmo, o mais bem colocado entre os homens, está em quarto.

Poliana, vice-campeã mundial de maratonas em 2006, não participou da prova em Setúbal. Já Allan competiu e terminou na sexta colocação.

A maratona aquática será o esporte que estréia a programação dos Jogos Olímpicos em Pequim. Ana, Poliana e Allan representarão o Brasil no Parque Shunyi nos dias 20 e 21 de agosto. O grupo sai do país para aclimatação em Macau no dia 6 de agosto e parte para a capital chinesa no dia 16 do mesmo mês.

Compartilhe: