UOL Olimpíadas 2008 Notícias

11/07/2008 - 13h27

Nadador americano deve competir em Pequim, mesmo com câncer

Das agências internacionais
Em Atlanta (EUA)
Uma semana antes de garantir sua ida aos Jogos Olímpicos de Pequim, que acontecem em agosto, o nadador americano Eric Shanteau recebeu uma notícia que poderia ter mudado sua vida. Ele foi diagnosticado com câncer no testículo.

AP
Eric Shanteau foi o segundo colocado nos 200 m peito, mesmo sabendo da doença
BRASÍLIA, CAPITAL DAS PISCINAS
PESSOA "ANUNCIA" CONVOCAÇÃO
OS BRASILEIROS NA NATAÇÃO
Mesmo assim, não desanimou. Seus médicos o liberaram para participar da seletiva americana de natação, que foi disputada na última semana, na cidade de Ohama, nos Estados Unidos. Surpreendentemente, Shanteau aproveitou sua chance, foi segundo colocado nos 200 m peito, à frente do ex-recordista mundial Brendan Hansen, e carimbou o passaporte para a China.

Com a grave doença diagnosticada, o sonho de participar das Olimpíadas virou dúvida na cabeça do nadador. "Se eu não tivesse conseguido a vaga, seria fácil: voltaria para casa e passaria pela cirurgia", afirmou o nadador, em entrevista à agência AP. "Eu consegui, então tive uma decisão muito árdua a fazer".

Apesar da recomendação médica de passar imediatamente por cirurgia, o norte-americano de 24 anos planeja adiar até depois de Pequim, para realizar seu sonho. Para isso, ele passará a ser monitorado intensamente no próximo mês, e assim terá a chance de desistir dos Jogos, caso haja indícios de que o tumor esteja se espalhando.

"Eu pensei algo do tipo. 'Isso não é real, não há como acontecer justamente agora'. Estava me preparando para as Olimpíadas e a notícia caiu como uma bomba", disse Shanteau.

O nadador mantém a decisão de nadar em suas primeiras Olimpíadas, mas não quer arriscar sua vida. Sua decisão de vir a público foi com o objetivo de motivar outras pessoas que passem pelo mesmo problema, a exemplo do que o ocorreu com o compatriota Lance Armstrong, do ciclismo, vencedor de sete Voltas da França.

"Se eu conseguir uma pequena fração do impacto que Lance conseguiu, acho que valerá a pena ter passado por isso", concluiu Shanteau.

Compartilhe: