UOL Olimpíadas 2008 Notícias

10/07/2008 - 15h43

Olimpíada verá um Thomaz Bellucci "muito mais preparado"

Antoine Morel
Em São Paulo
Thomaz Bellucci é outro agora. O próprio tenista se define um atleta diferente do que era no início do ano. Depois de começar 2008 no ranking de 183 e chegar ao posto de 68 do mundo nesta semana, o brasileiro espera mostrar a boa forma, técnica e psicológica, nos Jogos Olímpicos de Pequim.

A referência para Bellucci é justamente a sua derrota na estréia da Costa do Sauípe, no Aberto do Brasil, o seu primeiro torneio com chancela da ATP. Na ocasião, em fevereiro de 2008, ele foi derrotado por Nicolas Lapentti em rápidos dois sets.

"Aquele jogo eu senti muito nervosismo. Estava muito cru ainda. Pegar os caras com ranking melhor agora foi bom. É por isso que eu sou muito mais preparado", afirmou Bellucci nesta quinta-feira, depois de treinamento em São Paulo.

Neste ano, ele já teve dois tenistas top do ranking pela frente. Rafael Nadal, tetracampeão de Roland Garros, foi o rival de estréia neste próprio torneio. Bellucci perdeu em três sets, mas foi bastante elogiado pelo próprio espanhol e pela imprensa internacional. Depois, bateu Tomas Berdych em Prostejov, na República Tcheca.

Enfrentar jogadores de alto nível, como será nas Olimpíadas, onde os cinco melhores do mundo estarão em quadra, é uma das metas de Bellucci daqui para frente. Ele diz que a experiência é o mais importante no momento.

"Jogar contra top 50 é sempre uma experiência legal. Contra o Nadal deu para saber o que é jogar neste nível. Contra o Berdych, eu levei um susto no início, mas venci", declarou o tenista.

Antes da China, Bellucci vai à América do Norte para jogar no Torneio de Indianapolis (EUA) e no Masters Series do Canadá (em Toronto). Depois de encarar a temporada de saibro e na grama, ele se prepara para as quadras duras, o piso que será usado em Pequim.

"Agora estou treinando bastante. Tenho que melhorar bastante ainda", afirmou. Para o técnico Léo Azevedo, que está com o tenista desde 2007, a temporada na quadra dura servirá para ele melhorar o nível de jogo no piso.

"Eu espero que ele ganhe quilometragem na quadra dura. Os pontos são curtos neste piso e depende bastante do saque. Tem que saber chegar mais na frente também", aconselha o treinador.

Compartilhe: