UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/07/2008 - 13h05

Campeão olímpico, De La Hoya auxilia pugilistas americanos

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Conhecido como Golden Boy (garoto de ouro) justamente por ter sido campeão olímpico em Barcelona-1992, na categoria leve, Oscar De La Hoya está envolvido em mais uma edição dos Jogos. O norte-americano de origem mexicana tentará ajudar os Estados Unidos a chegar ao lugar mais alto do pódio, mas desta vez fora dos ringues.

AP
Em 1992, Oscar De La Hoya fez história
ao ser campeão olímpico na categoria leve
BRASILEIROS TREINAM EM CUBA
PÁGINA ESPECIAL SOBRE BOXE
MAIS NOTÍCIAS OLÍMPICAS
A aliança com a seleção americana será principalmente por meio de um acordo com sua empresa, a Golden Boy Promotions, que agencia lutas e promove eventos. Sob sua batuta, a equipe norte-americana terá à disposição a estrutura da empresa para investimentos em marketing, publicidade e para a organização de eventos. O anúncio foi feito em conjunto por Richard Schaefer, chefe-executivo da Golden Boy Promotions, e Jim Millman, chefe-executivo da Federação Americana de Boxe (USA Boxing).

Além da união formal entre as partes, o veterano De La Hoya, campeão mundial como profissional e grande ícone do país, anunciou que trabalhará com os pugilistas classificados para Pequim. Eles treinam na cidade de Colorado Springs por mais duas semanas antes de viajarem à China.

"Quanto maior for o sucesso com esta união, mais o esporte crescerá", afirmou Millman à ESPN.com. Ele é o sétimo chefe-executivo da entidade em seis anos, com a responsabilidade de tentar consertar os problemas da federação, principalmente financeiros e estruturais. Uma das iniciativas foi a de trazer ídolos do boxe para perto da seleção. Evander Holyfield, ex-campeão dos pesos pesados, já participou de eventos da entidade.

Um dos objetivos é deixar o boxe olímpico mais atrativo e lucrativo, levando eventos deste tipo para as grandes arenas, assim como acontece no milionário boxe profissional. "O ouro de Oscar foi um dos momentos mais grandiosos da história olímpica, para os Estados Unidos. Estamos ansiosos para que este trabalho dê resultados no crescimento do esporte", afirmou Schaefer, representante da Golden Boy.

Para Pequim, os norte-americanos contam com uma delegação que inclui dois campeões mundiais, o meio-médio Demetrius Andrade e o peso mosca Rau'shee Warren.

Já De La Hoya se prepara para seus últimos golpes em cima do ringue. O pugilista de 35 anos anunciou que fará este ano seu último combate, mas ainda não tem rival definido. Primeiramente, ele teria a revanche contra Floyd Mayweather em setembro mas, com a aposentadoria do adversário, a data foi adiada para dezembro. Os candidatos a oponentes mais cotados são Miguel Cotto e Felix Trinidad.

Compartilhe: