UOL Olimpíadas 2008 Notícias

09/07/2008 - 10h48

Pai diz que Jade Barbosa está sem salário; CBG rebate

Da Folhapress
Em São Paulo*
O pai e empresário da ginasta Jade Barbosa informou nesta semana que sua filha está sem contrato desde janeiro. Desde então, segundo César Barbosa, a atleta não recebe salários da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

No dia 15 de julho, Jade Barbosa lançará sua página oficial na internet. O site terá uma personagem de histórias em quadrinhos inspirada na atleta, a Jadinha, uma loja de produtos com a imagem da atleta, entre outros serviços.

A intenção, além de criar um espaço para o público se informar sobre a trajetória de Jade, é arrecadar recursos, que estão escassos para a atleta ultimamente. "Estamos tendo alguma dificuldade para encontrar patrocínios para a Jade. Quando existem empresas interessadas, ou elas oferecem um valor muito baixo, ou exigem uma dedicação que ela não pode dar", afirmou Cesar Barbosa, pai e empresário de Jade.

O site também terá uma sessão voltada para a venda de produtos esportivos. A loja virtual foi outra maneira encontrada pela ginasta para captar recursos. "Venderemos bonés, mochilas e camisetas com temas de ginástica e a imagem da Jade para conseguir recursos. Até agora a maior parte dos custos foram cobertos com 'paitrocínio'", explicou.
JADE BUSCA RECURSOS EM SITE, LOJA VIRTUAL E DESENHO
LEIA MAIS
NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
PÁGINA DE PEQUIM-2008
O vínculo com a entidade venceu no início deste ano. Barbosa disse que Jade recebia R$ 350 e um complemento, de acordo com ele variável entre as atletas da seleção. "O que ela recebia não era ruim, mas, no último semestre [do ano passado], reclamei", afirmou à reportagem. "No início deste ano, pedi para ver a tabela de preços que determinava o complemento de cada ginasta. Queria saber isso antes de assinar o contrato, até para negociar. A Jade virou um produto para mim e estou investindo nela, até porque a ginástica é um esporte curto", falou o pai.

O pai de Jade disse que a confederação lhe enviou dois contratos, com valores idênticos, que previam a participação da atleta em oito peças publicitárias da Caixa Econômica Federal, patrocinadora da CBG. "Não fiquei de acordo com os valores, que estavam abaixo do mercado", disse Barbosa, que não quis informar o montante. Segundo ele, o contrato foi analisado por um advogado especialista em direito de imagem. E acabou não assinado.

"De janeiro até agora, a Jade não recebeu nada da confederação", disse o pai da atleta. "A confederação não tem nenhum jogo de cintura para negociar quando a coisa aperta."

A CBG, por sua vez, contestou as declarações de César Barbosa. Em nota oficial divulgada em seu site na noite de terça-feira, a entidade afirma adotar os mesmos contratos para todos os ginastas. "As cláusulas são comuns a todos os ginastas. As diferenças existentes são em função dos resultados obtidos nas competições internacionais nos anos anteriores. Portanto, os valores da ajuda de custo variam em função dos resultados individuais", diz o comunicado.

A CBG negou os valores informados por César para o contrato deste ano. A entidade disse ter sido avisada pelo pai de Jade, por telefone, de que o documento não seria assinado por ele discordar de algumas cláusulas. "Nos anos de 2005, 2006 e 2007, não tivemos nenhuma contestação do pai a respeito dos contratos. Portanto, a ginasta Jade Barbosa não está recebendo nenhuma ajuda de custo da CBG por opção do pai, sr. Cesar Barbosa."

O Flamengo, clube onde Jade treinava antes de seguir para o CT da confederação, em Curitiba, já anunciou a renovação do contrato com a ginasta por mais um ano, mas, de acordo com César Barbosa, o documento não foi assinado por discordância com a cláusula sobre direitos de imagem.

A assessoria da Caixa informou que Jade e Daiane dos Santos não assinaram contrato. Segundo a estatal, seriam dois contratos separados: um ligado ao programa Atletas de Alto Nível e outro específico para participar de oito filmes publicitários da Caixa.

Mesmo se for à Olimpíada sem contrato com a confederação, Jade terá seguro-saúde na competição. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) disse que todos os atletas da delegação nacional em Pequim contarão com o benefício nos Jogos.

Jade Barbosa começou a despontar no ano passado. No Pan do Rio, ela faturou o ouro no salto, a prata por equipes e o bronze no solo. Na seqüência, a atleta levou o bronze no Mundial de Stuttgart (ALE) na prova individual geral.

*Atualizada às 12h42

Compartilhe: