UOL Olimpíadas 2008 Notícias

08/07/2008 - 09h09

Apenas basquete e atletismo ainda podem aumentar delegação do Brasil

Bruno Doro
Em São Paulo
A delegação brasileira ainda não está fechada, mesmo com os Jogos de Pequim a menos de um mês de seu início. Em duas modalidades, atletas verde-amarelos seguem sonhando com a vaga. No basquete, a seleção masculina disputa o Pré-Olímpico a partir do dia 14 de julho. No atletismo, o prazo para obtenção de índices segue até o dia 20.

BRASIL TERÁ MAIS ATLETAS E MAIS MULHERES NOS JOGOS
Satiro Sodré/CBDA
Com a confirmação dos revezamentos femininos 4x100 m livre e 4x100 m medley (foto do time que marcou o tempo que valeu a vaga), o Brasil quebrou o recorde de participação feminina em uma edição dos Jogos. São 127 vagas femininas, em um total de 272 lugares em Pequim. A maior delegação feminina anteriormente era dos Jogos de Atenas-2004, quando o país levou 122 mulheres em sua delegação. O total de atletas do Brasil em Atenas-2004 foi de 247, tamém superado pelo número de vagas já asseguradas para Pequim: 272.
BRASIL BATE RECORDE DE MULHERES
BRASIL SE ESPALHA PELO MUNDO
PEQUIM CORRE CONTRA ATRASOS
Nas demais modalidades, o lugar já está garantido. Em esportes individuais, como a natação ou a vela, a equipe já está definida. A convocação do time aquático foi feita após o Troféu Maria Lenk, em maio. Os velejadores estão definidos desde fevereiro.

Nos coletivos, os treinadores se preparam para os últimos cortes - a única exceção é o futebol masculino, em que Dunga convocou seus 18 atletas nesta segunda-feira. Jorge Barcellos, da seleção feminina de futebol, convocou 20 atletas e deve cortar o grupo para 18 no dia 16, após o último amistoso contra os EUA, em San Diego. Já José Roberto Guimarães, do vôlei feminino, define quem vai para a China após as finais do Grand Prix, que termina no próximo domingo.

No basquete, Paulo Bassul treina a equipe feminina no Rio de Janeiro e viaja no dia 23 para a Austrália, onde a equipe faz uma série de jogos contra as donas da casa como preparação para Pequim. O time masculino, comandado pelo técnico Moncho Monsalve, porém, ainda busca a vaga.

O Brasil está na Grécia para, a partir da próxima segunda-feira (dia 14), disputar o Pré-Olímpico mundial. A competição, uma espécie de repescagem olímpica, colocará três times em Pequim. E a seleção de Moncho enfrenta gigantes do basquete, como a Grécia, vice-campeã mundial em 2005, e a Alemanha, do alemão Dirk Nowitzki, melhor jogador da NBA em 2007.

Vaga por birra?

No atletismo, a equipe está praticamente pronta, mas os atletas têm até o dia 20 para conseguir índice. Um dos que ainda sonham com vaga é o velocista André Domingos, dono de duas medalhas olímpicas - no revezamento 4 x 100 m, prata em Sydney-2000 e bronze em Atlanta-1996.

Aos 35 anos, ele chegou a anunciar a aposentadoria ao falhar no Troféu Brasil, na semana passada. Mas no dia seguinte, voltou atrás. Segundo ele, por uma declaração infeliz de Rafael Ribeiro, o velocista que ficou com a vaga que seria sua.

"Vou competir na Colômbia, nos dias 18 e 19, para ficar com a vaga olímpica. Não mudei minha preparação desde o que aconteceu no Troféu Brasil, mas estou muito melhor psicologicamente. Eu estava meio desmotivado e hoje estou confiante. Não sinto pressão, estou visualizando a vaga", diz o velocista.

Compartilhe: