UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/07/2008 - 21h39

Convocação de Dunga contradiz discurso e ratifica má preparação

Fernando Narazaki
Em São Paulo
"Precisamos de jogadores experientes para Pequim". Com esta afirmação, o técnico da seleção brasileira, Dunga, explicou como seria a convocação para a seleção olímpica após o empate sem gols contra a Argentina, pelas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2010. Porém, o que se viu na lista desta segunda-feira contradiz o discurso do comandante e só consolida a tônica da "preparação" do país para obter o inédito ouro olímpico.

JOGOS PELA SELEÇÃO PRINCIPAL NA ERA DUNGA
Diego Alves50
Renan10
Alex Silva112
Breno10
Thiago Silva30
Rafinha21
Ilsinho21
Marcelo114
Lucas53
Hernanes41
Anderson127
Diego2519
Ronaldinho1715
Thiago Neves21
Robinho3029
Alexandre Pato53
Rafael Sóbis119
21
JogadorConv.Jogos
VEJA A LISTA OLÍMPICA
O QUE VOCÊ ESPERA?
GOLEIROS MINIMIZAM BRIGA
Dos 18 convocados, apenas três deles estiveram em mais de 40% dos 30 jogos sob o comando do treinador gaúcho. Robinho, ícone da era Dunga, foi chamado em todos os compromissos e atuou em 29 partidas. O meia Diego, do Werder Bremen, esteve em 25 convocações, enquanto Ronaldinho Gaúcho figurou em 17 listas da seleção. Apesar de ser o segundo com mais aparições, Diego foi titular em apenas seis jogos.

Os outros 15 jogadores da seleção olímpica estão longe de serem considerados "experientes". Rafael Sóbis e Anderson têm nove e sete partidas pela seleção no período. Depois deles, todos os outros não atuaram em mais de cinco jogos. O maior exemplo é justamente o zagueiro Thiago Silva, um dos convocados com mais de 23 anos. Os outros são Ronaldinho e Robinho.

O zagueiro do Fluminense foi chamado apenas para três partidas (amistoso contra Argélia e duelos contra Argentina e Paraguai pelas eliminatórias), não entrou em nenhum dos compromissos, sequer participou dos amistosos feitos pela seleção olímpica (contra um combinado carioca e outro contra os melhores do Brasileiro-2007) e só figurou nas três listas por contusões de outros atletas da posição. Ele entrou na vaga de Alex, do Chelsea, nas eliminatórias, e substituiu Luisão, do Benfica, diante dos africanos.

Além de Thiago Silva, os goleiros Diego Alves e Renan, e o zagueiro Breno só ficaram na reserva nos duelos da seleção principal. Entretanto, os três participaram do amistoso contra o combinado carioca em 22 de junho. E mesmo nos dois jogos que fez com a seleção olímpica Dunga não levou a campo alguns dos convocados para Pequim. São os casos dos laterais Ilsinho e Marcelo, do volante Anderson e do atacante Jô, além de, obviamente, os atletas acima de 23 anos, exceção feita a Robinho no jogo de três semanas atrás.

A situação só reforça o descaso com que foi tratada a preparação do Brasil para os Jogos Olímpicos. Apesar de ser a única conquista de relevância internacional que falta à seleção, Dunga testou apenas duas vezes os atletas abaixo de 23 anos e ainda passou vexame.

QUEM PARTICIPOU DOS JOGOS DA SEL. OLÍMPICA
Seleção carioca*: Diego Alves, Renan, Alex Silva, Breno, Rafinha, Hernanes, Lucas, Diego, Robinho, Alexandre Pato e Rafael Sóbis
* Thiago Silva, Thiago Neves e Anderson foram convocados, mas dispensados da partida
Melhores do Brasileiro: Renan, Breno, Thiago Neves e Alexandre Pato
BRASIL 0 X 3 MELHORES
BRASIL 1 X 0 CARIOCA
Em 9 de dezembro do ano passado, a seleção apanhou de 3 a 0 dos melhores do Brasileiro-2007, que sequer treinaram juntos antes da partida. Seis meses depois, diante de outro rival montado às pressas (uma equipe que mesclou jogadores do Boavista, Madureira e reservas de Flamengo, Botafogo e Vasco), o Brasil sofreu para fazer 1 a 0, em Volta Redonda.

Uma postura bem diferente da adotada pela Argentina, atual campeã olímpica. Apesar de ter outro técnico (Sergio Batista), sete atletas da equipe que vai a Pequim vêm sendo chamados com freqüência por Alfio Basile na equipe principal: o goleiro Ustari, o zagueiro Burdisso, os volantes Gago e Mascherano, o meia Riquelme, e os atacantes Messi e Aguero.

Além disso, sete jogadores da seleção olímpica (Ustari, Gago, Romero, Banega, Zabaleta, Lavezzi e Buonanote) se apresentaram nesta segunda-feira para iniciar os treinamentos. O restante da delegação deve chegar até 14 de julho para a preparação. Já o Brasil só fará a primeira atividade em 22 de julho e, segundo a CBF, "provavelmente na Granja Comary". Um dos rivais da seleção brasileira na primeira fase, a China treina desde o final de maio.

E agora a Olimpíada pode ter ganho um papel decisivo para a manutenção de Dunga no cargo, já que a seleção realiza uma campanha fraca nas eliminatórias, ocupando o quinto lugar, e o treinador vem sendo alvo de muitas críticas da torcida. Em Pequim, o Brasil e Dunga saberão se as contradições e o pouco tempo de preparação deram resultado.

Compartilhe: