UOL Olimpíadas 2008 Notícias

07/07/2008 - 18h04

Dunga divulga lista de olímpicos com Ronaldinho Gaúcho

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Imposição de Ricardo Teixeira, Ronaldinho Gaúcho foi confirmado entre os convocados para as Olimpíadas de Pequim, em agosto. Além do meia-atacante do Barcelona, integram a lista divulgada nesta segunda-feira 15 jogadores com idade olímpica, mais o atacante Robinho e Thiago Silva.

CONVOCADOS
Goleiros
Renan (Internacional)
Diego Alves (Almería)
Defesa
Thiago Silva (Fluminense)
Alex Silva (São Paulo)
Breno (Bayern de Munique)
Laterais
Ilsinho (Shakhtar Donetsk)
Rafinha (Schalke 04)
Marcelo (Real Madrid)
Volantes
Lucas (Liverpool)
Anderson (Manchester United)
Hernanes (São Paulo)
Meias
Thiago Neves (Fluminense)
Diego (Werder Bremen)
Ronaldinho (Barcelona)
Atacantes
Robinho (Real Madrid)
Alexandre Pato (Milan)
Rafael Sobis (Betis)
Jô (Manchester City)
MAIS NOTÍCIAS DA SELEÇÃO
MAIS SOBRE OLIMPÍADAS
FUTEBOL NOS JOGOS
O QUE ESPERAR DO TIME?
VEJA PERFIL DOS CONVOCADOS
"Foram convocados três laterais, três zagueiros e três volantes. Do meio para a frente, houve uma maior diversificação, com a preocupação de escolher jogadores versáteis. Jogadores que sejam rápidos, e também com boa presença de área, com aproveitamento nas bolas altas e nas jogadas de bola parada", disse Dunga.

"O fator experiência pode ser decisivo nas Olimpíadas. Por isso, foram chamados muitos jogadores de 85, e mesmo os mais novos já têm experiência internacional", completou o treinador que terá a missão de comandar a equipe na busca do ouro inédito.

Lucas, volante do Liverpool, foi pego de surpresa. "Acabo de receber a notícia e estou muito contente. É a realização de uma meta que tinha. Consegui meu primeiro objetivo que era disputar o sul-americano sub-20. Agora vou para a segunda parte do meu objetivo. Agora é se preparar para chegar bem à seleção", disse em entrevista ao Sportv.

A convocação de Ronaldinho Gaúcho foi uma exigência do presidente da CBF, que usou o argumento de que não poderia ficar de braços cruzados ao ver a seleção brasileira em crise e a equipe olímpica desfalcada por jogadores que não foram liberados de seus clubes.

Ronaldinho não atua pelo Barcelona desde o dia 9 de maio. Visivelmente acima do peso e sem ritmo, o jogador, segundo seu irmão e empresário Assis, já trabalha sob a supervisão do preparador físico Paulo Paixão para tentar chegar a Pequim em plena forma física.

Kaká, que era um desejo de Dunga, entre os "veteranos" que integraria a equipe, não entrou na lista. O ex-são paulino que se recupera de lesão no joelho esquerdo não foi liberado pelo Milan para disputar os Jogos com a seleção brasileira. Kaká chegou a afirmar que gostaria de integrar o elenco que irá a Pequim e chegou a apelar à diretoria do clube italiano para que fosse liberado. Lúcio, do Bayer de Munique, e Juan, do Roma, também tiveram problemas para conseguir autorização.

Thiago Silva, que ganhou uma das vagas para jogadores acima de 23 anos, prefere não falar em titularidade."Espero primeiramente fazer o meu melhor. Lúcio e Juan são para mim a melhor dupla de zaga do mundo. Eu estou trabalhando caladinho. 'Comendo pelas beiradas', como dizem os mineiros. A cada dia venho trabalhando para chegar à seleção brasileira. Então, sempre que o treinador precisar, estarei à disposição", afirmou também ao SporTV.

O Brasil estreará nos Jogos no dia 7 de agosto, contra a Bélgica, pelo grupo C. Três dias depois, pega a Nova Zelândia. O time de Dunga encerra sua participação na primeira fase no dia 13, contra os anfitriões dos Jogos. Por conta da quantidade de partidas, o futebol inicia a competição olímpica antes da abertura oficial.

Um fracasso na China poderia selar a despedida de Dunga do comando da seleção. O treinador atravessa momento parecido com o de Vanderlei Luxemburgo, que colecionou derrotas nas eliminatórias e perdeu o cargo após a queda do time em Sydney-00.

Com o empate diante da Argentina (0 a 0), no Mineirão, a seleção está em quinto nas eliminatórias da Copa de 2010. Se o torneio terminasse hoje, teria que disputar pela primeira vez a repescagem. Quando foi para a Austrália, o atual comandante palmeirense havia deixado a equipe na mesma colocação.

Compartilhe: