UOL Olimpíadas 2008 Notícias

06/07/2008 - 10h26

Fora de Pequim-2008, Gary Hall Jr. enaltece seus adversários

Das agências internacionais
Em Omaha (EUA)
O atual campeão olímpico nos 50 m livres não estará em Pequim para defender seu título. O falastrão Gary Hall Jr. terminou em um modesto quarto lugar mas elogiou os companheiros e não deu sinais de que pretende se aposentar.

Os 33 anos de idade talvez tenham pesado no desempenho de Hall, mas o nadador fez questão de enaltecer a competência dos demais compatriotas na seletiva. "Estes caras definitivamente mereceram. Estou ansioso para vê-los nadar em Pequim", afirmou.

Em nove anos nadando pela equipe nacional foram dez medalhas olímpicas, sendo cinco ouros, três pratas e dois bronzes. Um currículo que merece o respeito de outras lendas do esporte. "Eu estava lá em 2000 e o vi vencer a medalha de ouro. Eu estava lá em 2004 e o vi dominar de novo", afirmou Michael Phelps, vencedor de seis medalhas de ouro em Atenas-2004.

Além das vitórias e medalhas, Hall ficou conhecido por expressar suas opiniões em um ambiente em que a maioria dos atletas prefere calar-se. Em Atenas-2004, por exemplo, criticou os treinadores norte-americanos por escalarem Phelps no revezamento 4x400 m livres mesmo sem ele ter participado das preliminares dos 100 m rasos, evento que geralmente determina a equipe dos revezamentos.

O fracasso em classificar-se para sua quarta Olimpíada levantou rumores de que o veterano nadador se aposentaria. Quando questionado sobre seu futuro, Hall respondeu no costumeiro tom provocativo. "Eu tenho muito orgulho de ter sido parte da história de velocistas dos Estados Unidos", declarou o nadador, que mais tarde ironizou, "esta é a minha última competição... até eu competir novamente".

Compartilhe: