UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/07/2008 - 19h54

Brasil se aproxima de Itália, mas é último em evento de ginástica

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A seleção brasileira feminina de ginástica artística terminou na terceira e última posição na Copa Mediterrâneo, disputada neste sábado em Roma. Apesar do posto, o Brasil pôde festejar o fato de ter se aproximado de Romênia e Itália, as duas primeiras do evento.

Divulgação/CBG
Equipe brasileira é terceira colocada na última competição antes das Olimpíadas
JADE VIRA PERSONAGEM DE HQ
VEJA PÁGINA DA GINÁSTICA
A equipe formada por Jade Barbosa, Ethiene Franco, Ana Cláudia Silva, Daiane dos Santos, Laís Souza e Juliana Santos fechou a participação com 230,250 pontos, apenas 0,250 a menos que as anfitriãs, que contaram com Vanessa Ferrari, bronze no individual geral no Mundial de Stuttgart-2007.

Na competição alemã, que serviu para definir as vagas em Pequim, o Brasil ficou a 0,325 pontos da Itália na final e acabou em quinto lugar. Na fase classificatória, a diferença foi de 2,175 pontos. O título do evento italiano foi para a Romênia, que obteve 235,900 pontos na competição.

O torneio ainda contou com as participações de uma ginasta da Grécia e outra de Belarus, porém as duas nações não entraram na disputa por equipes. Além de se aproximar das rivais, o Brasil ainda viu Jade Barbosa terminar com a terceira melhor nota na soma dos quatro aparelhos disputados.

A ginasta obteve 58,550 pontos nos exercícios de solo, salto, trave e barras assimétricas, sendo superado apenas por Vanessa Ferrari (59,700) e pela romena Sandra Izbasa (59,550).

A competição foi um teste para o Brasil observar sua equipe para as Olimpíadas. "Foi um torneio muito bom para a preparação para Pequim. O ginásio estava cheio, bastante barulho. E os árbitros eram os que estarão na Olimpíada", explicou Eliane Martins supervisora da seleção.

A delegação deve retornar já neste domingo e treinará em Curitiba por oito dias. Em 16 de julho, a seleção viaja para o Japão, onde fará a preparação final para os Jogos de Pequim. Apenas em território japonês o técnico Oleg Ostapenko definirá as seis ginastas que representarão o país.

Compartilhe: