UOL Olimpíadas 2008 Notícias

05/07/2008 - 17h42

Maurren supera campeã mundial indoor por 2 cm e é ouro em Madri

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A brasileira Maurren Higa Maggi venceu o primeiro confronto com sua maior adversária ao ouro olímpico. Neste sábado, a saltadora ficou com o ouro no salto em distância no Meeting de Madri, na Espanha, derrotando a portuguesa Naide Gomes por apenas dois centímetros.

EFE
No Meeting de Madri, Joana terminou a prova do salto com vara em quinto lugar
TYSON GAY SE LESIONA NOS EUA
IMAGENS DO SÁBADO NO ATLETISMO
MAIS NOTÍCIAS DAS OLIMPÍADAS
Maurren atingiu a marca de 6,95 m na final da prova no último salto, quando ela já tinha definido a conquista. A brasileira havia conseguido em duas tentativas atingir 6,94 m, o que já seria suficiente para bater os 6,93 m feitos por Naide, campeã mundial indoor.

A portuguesa é apontada pela própria Maurren como sua maior adversária em Pequim e as duas já haviam protagonizado o duelo pelo ouro no Mundial Indoor, de Valência, em março deste ano, quando Naide levou a melhor.

Agora, a brasileira deu o troco no primeiro encontro entre elas em pista aberta na temporada. Além do triunfo, Maurren mostrou de novo muita consistência nos saltos e superou em cinco das seis tentativas a marca dos 6,85 m, algo que a portuguesa conseguiu apenas uma vez.

O russa Anna Nazarova completou o pódio da prova na Espanha com 6,75 m, enquanto a brasileira Keila Costa ficou em quinto lugar, com 6,72 m, no único dos seis saltos que teve validado. Os outros cinco foram queimados pela atleta.

Nos 110m com barreiras, o Brasil ficou muito próximo do pódio, mas Anselmo Gomes perdeu a medalha de bronze por apenas 0s05. Ele completou a prova em 13s86, ficando bem próximo do suíço Andreas Kundert, terceiro colocado. A prova foi vencida pelo espanhol Jackson Quiñonez Vernaza, com 13s57. Gomes é o único brasileiro classificado para a prova em Pequim.

Já nos 100 m rasos, José Carlos Moreira foi o quinto colocado, com 10s25. Sandro Viana, Bruno Tenório e Nilson André caíram nas semifinais. O ouro ficou com Churandy Martina, das Antilhas Holandesas, com 10s03, deixando o português Francis Obikwelu em segundo lugar. No feminino, a prova foi vencida por Laverne Jones, de Ilhas Virgens, com 11s28.

A brasileira Joana Costa também terminou em quinto lugar, mas no salto com vara, com a marca de 4,30 m. A russa Svetlana Feofanova foi a vencedora, com 4,75 m, e provou que tem tudo para ser uma das maiores adversárias de Fabiana Murer em Pequim. A favorita disparada para o ouro é a também russa Yelena Isinbayeva.

O Brasil ainda disputou mais três provas na capital espanhola. Jefferson Sabino foi nono colocado no salto triplo, prova vencida pelo português Nelson Évora, Gladson Barbosa foi décimo nos 3.000 m com obstáculos, e o revezamento masculino 4 x 100 m rasos foi desclassificado da prova após queimar a largada.

Em outras provas, a grande surpresa foi o quarto lugar de Maria Mutola, de Moçambique, nos 800 m rasos. A croata Blanka Vlasic e a cubana Osleidys Menendez confirmaram o favoritismo e venceram as disputas do salto em altura e lançamento de dardo, respectivamente.

Compartilhe: