UOL Olimpíadas 2008 Notícias

04/07/2008 - 20h18

Venezuelana receberá medalhas cassadas de Rebeca em outubro

Das agências internacionais
Em Caracas (VEN)
O Comitê Olímpico da Venezuela (COV) anunciou nesta sexta-feira que a nadadora Arlene Semeco receberá em outubro as medalhas de ouro dos 50 m e 100 m livres dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro no ano passado, inicialmente conquistadas por Rebeca Gusmão, e que foram cassadas da brasileira por doping.

A entidade do país confirmou que a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana) ratificou que a entrega das duas medalhas será feita durante sua 46ª Assembléia Geral, entre os dias 9 e 11 de outubro em Acapulco, no México.

"Desde foi oficializada a decisão da Odepa em conjunto com o parecer do Co-Rio (Comitê Organizador dos Jogos do Rio) e da Fina (Federação Internacional de Natação), temos insistido na entrega das medalhas à atleta", afirmou o presidente do COV, Eduardo Álvarez.

Arlene Semeco obteve medalhas de prata nas duas provas de velocidade no torneio continental, 50 m e 100 m livres, e em ambas ficou atrás de Rebeca. A confirmação do exame antidoping positivo da nadadora brasileira só foi dada meses após os Jogos, e até então a venezuelana não tinha uma definição sobre quando herdaria as medalhas.

Com a soma dos dois novos ouros, a Venezuela muda seu status no quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos do Rio - o país supera a Argentina e passa a figurar em sétimo lugar, com 12 ouros, 23 pratas e 35 bronzes.

Compartilhe: