UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/07/2008 - 16h53

Revezamento salva finalista olímpica na natação de ausência

Fernando Narazaki e Rafael Krieger
Em São Paulo
Finalista olímpica em Atenas-2004, a nadadora Monique Ferreira escapou nesta terça-feira de ficar fora dos Jogos de Pequim com a classificação do revezamento 4 x 100 m livre pelo ranking da Federação Internacional de Natação (Fina).

Satiro Sodré/Divulgação CBDA
Monique, Flávia, Tatiana e Michelle comemoram tempo que deu a vaga
BRASIL AMPLIA TIME DA NATAÇÃO
DELAROLI CONTROLA ANSIEDADE
CONHEÇA A EQUIPE
SAIBA MAIS DA MODALIDADE
A atleta formará o quarteto ao lado de Michelle Lenhardt, Flávia Delaroli e Tatiana Lemos, competindo em uma distância que não é sua especialidade. Monique notabilizou-se nas provas de 200 m e 400 m livre, tendo inclusive disputado os 400 m em Atenas-2004, quando foi 19ª colocada. Na mesma edição, ela fez parte do revezamento 4 x 200 m livre, que foi à final e terminou em sétimo lugar.

Após fracassar na tentativa de obter o índice em suas duas provas fortes, a carioca se juntou ao revezamento 4 x 100 m livre, que precisou fazer uma tomada de tempo no Troféu Maria Lenk, realizado em maio, para conquistar a vaga. O time obteve a marca de 3min43s16, novo recorde sul-americano, e conseguiu um dos lugares pelo ranking.

A equipe ainda precisava aguardar até essa segunda-feira, mas já tinha certeza da vaga, tanto que as próprias atletas revelaram na última semana ter todos os documentos prontos para ir às Olimpíadas. "Está tudo pronto já. A gente sabe que vai e já tirou o visto para os 15 dias de treino em Macau", disse Monique, há uma semana, durante evento realizado em São Paulo.

Agora, com a confirmação da vaga, a carioca adianta que precisará melhorar em mais de 0s3 a sua marca nos 100 m livre para ajudar o revezamento a disputar a final. "Hoje tenho 56s, eu sei que preciso nadar na casa do 55 baixo (entre 55s00 e 55s50) para ajudar o revezamento. Não é tanto o meu forte, mas vou procurar ajudar ao máximo", explicou.

Além de Monique, os revezamentos garantiram vagas olímpicas a Michelle Lenhardt, Tatiana Lemos e Tatiana Sakemi, sendo que as duas últimas participarão do revezamento 4 x 100 m medley.

"É uma coroação para o nosso trabalho. O time é bastante experiente, tenho certeza que não vamos sentir o nervosismo e estamos bem entrosadas. Já podemos ser considerada uma família e é esse espírito que vamos levar para lá", definiu Michelle Lenhardt, única caloura olímpica do revezamento.

Em Pequim, o time do 4 x 100 m livre tem a missão de repetir, pelo menos, o 11º lugar do quarteto formado por Flávia Delaroli, Tatiana Lemos, Rebeca Gusmão e Renata Burgos. "É uma meta nossa e espero que a gente consiga. Se for para a final está ótimo", apontou Delaroli. Aliás, do revezamento de Atenas duas integrantes (Rebeca e Renata) foram pegas no exame antidoping e cumprem suspensão.

A vaga serve para compensar a ausência do 4 x 200 m livre, finalista em Atenas-2004, único revezamento que não irá para Pequim. "Foi uma surpresa para todo mundo, mas faz parte", disse Monique, que formou o time de 2004 com Mariana Brochado, Paula Baracho e Joanna Maranhão.

Compartilhe: