UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/07/2008 - 16h52

Com quartetos da natação, Brasil bate recorde de mulheres em Pequim

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A Fina (Federação Internacional de Natação) confirmou nesta terça-feira a classificação dos revezamentos femininos do Brasil das provas de 4 x 100 m livre e 4 x 100 m medley às Olimpíadas de Pequim, o que elevou a delegação de 19 a 24 nomes. Com isso, o Brasil quebrou o recorde de participação feminina em uma edição dos Jogos.

NATAÇÃO FEMININA NA CHINA
Satiro Sodré/CBDA
Nadadoras do 4 x 100 m medley celebram tempo que valeria classificação a Pequim
Satiro Sodre/CBDA
Peitista Tatiane Sakemi fará sua estréia olímpica na China com 4 x 100 m medley
Satiro Sodré/CBDA
Fora do individual, Tatiana Lemos repete Atenas e integra o 4 x 100 m livre
REVEZAMENTO SALVA FINALISTA
FLÁVIA DELAROLI CONTROLA OS NERVOS
PERFIS DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA
PÁGINA ESPECIAL DE NATAÇÃO
MAIS NOTÍCIAS DE OLIMPÍADAS
Até o momento, o Brasil tem 127 mulheres, em um total de 270 atletas classificados para Pequim. O recorde anterior era dos Jogos de Atenas-2004, quando o país levou 122 mulheres em sua delegação.

"A cada edição dos Jogos Olímpicos observamos que o esporte olímpico brasileiro está se desenvolvendo em todos os níveis, de maneira uniforme", comentou o presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), Carlos Arthur Nuzman, que comemorou a marca. "Já havíamos quebrado o recorde do número total de atletas e de modalidades classificadas para os Jogos. Esse recorde da participação feminina confirma a evolução qualitativa do esporte brasileiro."

Na natação, o número expressa também a maior representatividade das mulheres na equipe: são 10 nadadoras contra as oito que competiram na Grécia (além de Poliana Okimoto e Ana Marcela, da maratona aquática, prova estreante). Em 2004, a natação levou 23 atletas.

No 4 x 100 m livre, Tatiana Lemos, Monique Ferreira, Michelle Lenhardt e a reserva Julyana Kury se unem a Flávia Delaroli, que já estava classificada nos 50 m livre. No quarteto de medley, a peitista Tatiane Sakemi completa a equipe, que já conta com Fabíola Molina no nado costas, Gabriella Silva no borboleta e Tatiana Lemos no livre, que será a única atleta que participará dos dois revezamentos.

As nadadoras entraram na disputa olímpica com os índices feitos em tomada de tempos no Troféu Maria Lenk, em maio, no Rio de Janeiro. No 4 x 100 m livre, o Brasil entra como 15º dos 16 times nacionais que competirão em Pequim. Além das 12 equipes mais bem qualificadas no Mundial de Melbourne-2007, completaram a lista Itália (3min41s06), Rússia (3min42s60), Brasil (3min43s16) e Japão (3min44s59).

No 4 x 100 m medley, as brasileiras também ficaram em 15º com o tempo de 4min04s88, atrás de África do Sul e Holanda, à frente apenas da Espanha, última olímpica. No 4 x 200 m, revezamento mais tradicional do país e que foi finalista em Atenas, no entanto, o Brasil não conseguiu a classificação.

Já no masculino, o Brasil terá presença nas três provas de revezamento 4 x 100 e 4 x 200 m livres e 4 x 100 m medley. No 4 x 100 m livre, César Cielo, Nicolas Oliveira, Rodrigo Castro e Eduardo Deboni compõem a equipe, com Fernando Silva como reserva. Rodrigo e Nicolas nadam também o 4 x 200 m, ao lado de Thiago Pereira e Lucas Salatta, com o novato Phillip Morrison na reserva. No 4 x 100 m medley, é Cielo quem repete a participação, ao lado de Kaio Márcio no borboleta, Guilherme Guido no nado costas e Henrique Barbosa no nado peito.

Compartilhe: