UOL Olimpíadas 2008 Notícias

27/06/2008 - 14h37

Brasileiros lideram tradicional torneio de vela alemão

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os brasileiros Robert Scheidt e Bruno Prada, que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim na classe Star, voltaram a vencer uma regata e ficaram em terceiro em outra, reassumindo a liderança da 126ª Kieler Woche, que é a mais tradicional Semana de Vela do mundo, na cidade de Kiel, na Alemanha. Com o descarte do quarto lugar obtido na última quinta-feira - o pior resultado da dupla - ouve um empate com a dupla sueca - Fredrik Loof e Anders Ekstrom - com 8 pontos perdidos.

Confira a classificação:
Robert Scheidt e Bruno Prada (BRA)8 pontos perdidos (3 vitórias)
Fredrik Loof e Anders Ekstrom (SUE)8 pontos perdidos (2 vitórias)
Alexander Hagen e Frithjof Klee (ALE)13 pontos perdidos
Hans Spitzauer e Cristiamn Nehammer (AUT)21 pontos perdidos
Erik Dahlén e Krister Carlsson (SUE)25 pontos perdidos
CONHEÇA MAIS SOBRE A VELA
No entanto, como os brasileiros obtiveram 3 vitórias em seis regatas disputadas, contra duas dos suecos, no critério desempate Scheidt e Prada voltaram ao topo da competição. Restam agora as duas últimas regatas que serão disputadas neste sábado, classificando as dez melhores duplas para a Medal Race, que acontece no domingo, e onde a pontuação é dobrada, o que pode fazer muita diferença diante de tanto equilíbrio.

"Foi um dia de altos e baixos. Na primeira regata, adotamos uma tática errada no contravento e montamos a primeira bóia em sétimo. Fizemos mais uma regata de recuperação para terminar em terceiro. Na segunda, lideramos de ponta a ponta para reassumir a liderança", lembrou Robert Scheidt, dono de três medalhas olímpicas (duas de ouro e uma de prata) e octocampeão mundial da classe Laser. "Estamos tendo a possibilidade de velejar com diferentes intensidades de vento e isso é sempre importante em nossa preparação para a Olimpíada."

Já Bruno Prada espera mais dificuldades neste sábado. "A dupla sueca está fazendo um campeonato bem regular e deve vir com tudo para tentar nos atrapalhar até porque eles têm um descarte melhor (segundo lugar)", comentou o velejador. "O Fredrik e o Anders são bicampeões mundiais e têm muita experiência neste tipo de situação."

Em Pequim, a modalidade será disputada a partir do dia 9 de agosto, com encerramento das atividades no dia 21. Além de Sheidt e Prada, outros dez atletas representarão o Brasil nesta modalidade nas Olimpíadas.

Compartilhe: