UOL Olimpíadas 2008 Notícias

26/06/2008 - 09h07

Seleção dá primeiro passo com Moncho em busca de identidade

Giancarlo Giampietro
No Rio de Janeiro
Nesta quinta-feira, às 21h, a seleção brasileira masculina de basquete vai para quadra pela primeira vez sob o comando do espanhol Moncho Monsalve. O time faz amistoso contra a Venezuela, no Maracanãzinho, no Rio, com entrada franca.

O QUE OBSERVAR NA SELEÇÃO
1) O técnico Monsalve tem dedicado boa parte de seus treinos ao espaçamento dos jogadores e o posicionamento ofensivo. A idéia é criar as melhores condições possíveis para o arremesso e minimizar jogadas mano-a-mano no time.
2) Como será a interação de Tiago Splitter e JP Batista no garrafão? Os dois pivôs titulares têm como principal arma a atuação próxima à cesta. Vai haver trombada ou a movimentação ofensiva do time dará área e tempo para os dois operarem?
3) O rendimento do banco de reservas. Com seis desfalques em sua lista inicial, o espanhol teve de garimpar no grupo de atletas da equipe "B", encaminhada ao Sul-Americano de Puerto Montt-CHI. Os jogadores foram muito elogiados pelo comandante, que se disse surpreso.
4) O ritmo de jogo do pivô Rafael "Baby" Araújo, ex-NBA. O brasileiro foi bem em sua passagem pelo basquete russo, mas encerrou a temporada mais cedo para cuidar de uma operação no joelho. Cada treino ou jogo será importante para a reabilitação do integrante da seleção com físico e vigor mais intimidadores - características essenciais para a disputa de uma vaga olímpica.
ÚLTIMAS DE BASQUETE
O duelo com os tradicionais adversários sul-americanos dará as amostras iniciais do trabalho do espanhol à frente de um grupo desfalcado, mas ainda com recursos suficientes para tentar uma das três vagas olímpicas restantes.

"Nesses primeiros dias de treinamento já deu para assimilar bem a filosofia do técnico Moncho. Cada jogador está buscando seu posicionamento dentro da quadra para facilitar a movimentação da jogada", disse o ala Alex Garcia.

Sem os três representantes da NBA - Leandrinho, Anderson Varejão e Nenê, afastados por problemas físicos -, a seleção iniciou sua preparação há duas semanas. O primeiro quinteto titular definido pelo treinador tem Marcelinho Huertas como armador, Alex e Marcelinho Machado nas alas e Tiago Splitter e JP Batista como pivôs.

"São jogos muito importantes para todos nós, por serem os primeiros amistosos da equipe e no Brasil [serão os únicos do time no país antes do embarque para o Pré-Olímpico]. É claro que vamos entrar para ganhar, mesmo estando no início do trabalho", disse o técnico.

Embora os cinco jogadores iniciais tenham disputado a seletiva olímpica das Américas, em Las Vegas, no ano passado, essa formação tem pouca rodagem em conjunto. Por isso, Monsalve não pensa em fazer muitos experimentos nos amistosos, para ajudar no entrosamento.

Por isso, ele pretende limitar sua rotação - os 12 atletas só irão à quadra em caso de um placar tranqüilo. Fica a expectativa pela atuação do ala novato Jonathan Tavernari, que joga no basquete universitário norte-americano (Brigham Young University), e do ala-pivô veterano Ricardo Probst, do Conti/Assis, chamado de última hora, aprovado em teste e já incluído no elenco do Pré-Olímpico.

A partida contra os venezuelanos será repetida na sexta-feira, às 18h30, no mesmo ginásio, também com portões abertos. A equipe sul-americana joga sem dois de seus principais atletas - o ala Hector Romero, do Montepaschi Siena-ITA, e o armador Greivis Vasquez, da universidade de Maryland-EUA.

Compartilhe: