UOL Olimpíadas 2008 Notícias

03/06/2008 - 15h05

COI faz corte para 2016, e Rio tem chance real de ser finalista pela 1ª vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Rio de Janeiro, cidade olímpica? O comitê organizador da candidatura carioca para os Jogos de 2016 vai saber nesta quarta-feira, às 12h30 (de Brasília), se o Brasil terá, pela primeira vez, uma cidade entre as finalistas do processo de escolha da sede olímpica.

Em Atenas, na Grécia, o Comitê Olímpico Internacional anuncia quais das sete postulantes passaram pelo primeiro corte do processo de seleção. Competem com o Rio de Janeiro as cidades de Baku (Azerbaijão), Chicago (EUA), Doha (Qatar), Madri (Espanha), Praga (República Tcheca) e Tóquio (Japão).

Após duas candidaturas frustradas, para 2004 e 2012, porém, os cariocas chegam como favoritos para se classificar, unindo a preferência de especialistas à experiência gerada pelo sucesso do Pan-Americano de 2007 - e apostando, também, na organização da Copa do Mundo de 2014, que será usada como trunfo.

Segundo o site Games.Bids, especializado no processo de escolha das cidades dos Jogos Olímpicos, o Rio-2016 é uma das quatro primeiras na eleição - já foi líder, mas caiu para o terceiro lugar na última parcial, divulgada no mês passado.

CRONOGRAMA OLÍMPICO
4 de junho - Anúncio do primeiro corte. Cidades passam a ser consideradas candidatas aos Jogos de 2016
8 a 24 de agosto - Participação no programa de observação nas Olimpíadas de Pequim
12 de fevereiro - Entrega dos dossiês de candidatura ao COI
2 de setembro - A um mês da eleição, Comissão de avaliação entrega relatório sobre cada uma das candidatas
2 de outubro - Eleição da sede dos Jogos de 2016 em Copenhague, na Dinamarca
A cidade com mais chances é Chicago, que une experiência, dinheiro e oportunidade - os EUA abrigaram os Jogos em 1996 e as Olimpíadas já passaram, desde então, por Oceania, Europa (que ainda receberá Londres-2012) e Ásia. Tóquio está um pouco atrás dos norte-americanos e Madri, praticamente empatada com os brasileiros.

No Around the Rings, que divulgou no domingo sua última lista, o Rio aparece em primeiro lugar, empatado com Chicago, à frente de Madri, Tóquio e Doha, que empatam em terceiro.

Nas eleições de 2012, o Rio já era considerado um dos favoritos, mas acabou cortado da lista de finalistas. Os carrascos foram as notas recebidas em segurança e infraestrutura, principalmente de transporte e acomodação, que colocaram o Brasil atrás de Moscou, Paris, Nova York e Madri, que disputaram com Londres a última etapa. A cidade também se candidatou para 2004, parando também no primeiro corte.

Desta vez, os organizadores apostam as fichas no Pan-Americano. Aprovado pelos dirigentes esportivos que vieram ao Brasil para o evento, o Rio 2007 é usado como exemplo para mostrar que a cidade superou suas dificuldades. O evento não teve problemas de segurança ou transporte e foi considerado um sucesso pelo comitê organizador.

Compartilhe: