UOL Olimpíadas 2008 Notícias

01/06/2008 - 08h09

Novo homem mais rápido do mundo, Bolt nem era especialista nos 100 m

Das agências internacionais
Em Nova York (EUA)
O jamaicano Usain Bolt se tornou o homem mais rápido do mundo há menos de um dia quase por acaso. Aos 21 anos, ele bateu o recorde mundial dos 100 metros rasos, a distância mais nobre do atletismo. Ele, porém, corria a prova apenas como treinamento para sua verdadeira especialidade, os 200 metros.

Neste sábado, Bolt venceu o meeting de Nova York, nos EUA, com 9s72. O recorde anterior era do também jamaicano Asafa Powell, com 9s74, marca de setembro do ano passado.

"Meus planos eram correr nas Olimpíadas de Pequim apenas nos 200 metros, mas agora eu definitivamente vou correr também os 100 m", disse o jovem jamaicano, vice-campão do Mundial de Osaka, no Japão, no ano passado, nos 200 m.

Apesar de não se considerar um especialista, desde setembro do ano passado Bolt chamava a atenção nos 100 m rasos. Na mesma prova em que Powell marcou o recorde mundial de 9s74, ele marcou 9s76, então o segundo melhor tempo da história. Em Nova York, o jovem jamaicano deixou para trás o atual campeão mundial, Tyson Gay.

Segundo o técnico Glen Mills, a intenção era fazer Bolt treinar os 100 metros e, com isso, melhorar sua largada. O resultado seria uma corrida de 200 m mais eficiente. "Hoje, eu larguei muito bem. E normalmente, eu sou péssimo nas largadas. Mas estou treinando bastante e o trabalho de hoje mostrou que estou evoluindo", afirmou Bolt.

Agora, o jamaicano já mira uma medalha de ouro olímpica, para que o título de homem mais rápido do mundo siga com ele por quatro anos. "Bater o recorde mundial é importante, mas isso nem se compara com ganhar uma medalha olímpica. Amanhã alguém pode quebrar minha marca. Mas se for campeão olímpico, o título é meu por quatro anos".

Compartilhe: