UOL Olimpíadas 2008 Notícias

30/05/2008 - 07h47

Jade leva ouro no salto; Hypólito é prata no solo na Rússia

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
Principais nomes da ginástica artística brasileira na atualidade, Jade Barbosa e Diego Hypólito conquistaram medalhas na etapa da Copa do Mundo de Moscou nesta sexta-feira.

Reuters
Brasileira Jade Barbosa se apresenta na final da etapa da Rússia da Copa do Mundo
FOTOS DA ETAPA DE MOSCOU
PÁGINA DE OLIMPÍADA
Na final do salto, Jade Barbosa empatou na primeira colocação com a russa Anna Pavlova. Com 14,750 pontos, as duas receberam medalhas de ouro. Em terceiro, a suíça Ariella Kaeslin levou bronze com 14,587. Jade também se apresentou na decisão do solo, mas não repetiu o pódio.

Já Hypólito comprovou a boa recuperação após uma artroscopia realizada em março no joelho direito, e levou a medalha de prata no solo, aparelho em que é bicampeão mundial. Hypólito ainda contraiu dengue e passou cinco dias internado, o que atrasou ainda mais sua volta aos treinos após a cirurgia. Mas em Moscou, o ginasta obteve 15,625 pontos, apenas 25 centésimos do campeão, o russo Anton Golotsutskov, que também levou o ouro no salto.

"Para quem estava sem ritmo de competição, acho que o meu rendimento foi bom. Fico feliz em ter conquistado essa medalha de prata, após ter passado no final de março por uma cirurgia no joelho e ter contraído dengue uma semana depois", disse Diego Hypólito, que também disputou a final de salto e terminou na sétima colocação, com a nota 15.037 pontos.

"A série de solo que montei nesse tempo de recuperação foi satisfatória e pude avaliar nesta copa como está o nível técnico de alguns dos adversários que irei enfrentar em Pequim", afirmou.

Uma boa surpresa foi a atuação da novata Ana Cláudia Silva. Em sua segunda etapa da carreira, ela foi à final do solo, e fez uma apresentação consistente, com nota 14,250. Ana Cláudia disputa uma vaga na equipe feminina que vai a Pequim (são nove atletas e seis vagas).

Esta é a última competição internacional em que a seleção brasileira de ginástica artística compete antes das Olimpíadas de Pequim. A etapa russa se mantém como um dos torneios de melhor aproveitamento da equipe brasileira no circuito, já que em 2006 o Brasil conquistou três medalhas em Moscou - ouro com Daiane dos Santos, e prata e bronze com Laís Souza.

Laís, que se recupera de uma série de lesões, entre elas uma fratura no pé, que a deixaram oito meses afastada, também foi escalada pelo técnico Oleg Ostapenko para a etapa, para retomar ritmo de competição.

A equipe russa foi a que mais subiu ao pódio, com seis ouros - além de dos de Golotsutskov e Pavlova, Konstantin Pluzhnikov venceu nas argolas, Anatoli Vasiliev foi o melhor na barra fixa, e Ksenia Semenova nas barras assimétricas. A chinesa Deng Linlin foi o destaque individual, com ouros na trave e no solo.

* Atualizada às 17h26

Compartilhe: