UOL Olimpíadas 2008 Notícias

28/05/2008 - 10h03

Após vitória, Daniel comemora: "Estou nas Olimpíadas"

Antoine Morel
Em Paris (FRA)
O gaúcho Marcos Daniel tinha razões de sobra para sorrir nesta quarta-feira. Ele obteve a primeira vitória em um evento de Grand Slam na carreira e, de quebra, já dá como assegurada a ida para as Olimpíadas de Pequim.

AP
Marcos Daniel já comemora a classificação para as Olimpíadas após vencer em Paris
DANIEL AVANÇA COM ABANDONO
BRASILEIROS EM QUADRA
VEJA FOTOS DESTA QUARTA
CONFIRA A CHAVE MASCULINA
Ele se aproximou muito da vaga olímpica com o triunfo sobre o espanhol Juan Carlos Ferrero na primeira rodada de Roland Garros. O brasileiro empatava o segundo set por 2-2, após ter a primeira parcial no tie-break, quando o oponente abandonou o jogo com uma contusão.

Assim, o gaúcho de Passo Fundo já somará 15 pontos no ranking de entradas da ATP, que será divulgado em 9 de junho e servirá também para determinar 56 vagas em Pequim. No momento, Daniel é o 79º colocado do ranking, mas muitos que estão a sua frente não irão à China, pois cada país pode ter, no máximo, quatro tenistas na chave de simples.

"Fiz os meus cálculos e me garanti nas Olimpíadas. A minha conta para falar isso é com base no 77º do ranking. Acho que nesta posição está garantido. Se você contar os que vão desistir e os que desistiram é isso", justificou o brasileiro. Nomes como os norte-americanos Andy Roddick e Mardy Fish, e o alemão Tommy Haas, todos a frente de Daniel, já anunciaram que não disputarão o torneio olímpico.

Com os pontos somados já em Roland Garros, Daniel iria a 532 pontos no ranking de entradas, que o colocaria em 75º lugar da lista desta semana. Porém, o gaúcho ainda pode aumentar esta pontuação, conforme for avançando no Grand Slam francês.

Seguindo suas contas, o brasileiro pensa até em abrir mão da participação no challenger de Furth, que será realizado na próxima semana na Alemanha. Se vencer o austríaco Jurgen Melzer na segunda rodada, Daniel praticamente estará garantido em Pequim e também inviabilizaria a sua participação no evento alemão, pois continuaria atuando em Roland Garros.

"Semana que vem, tinha me programado para jogar o challenger Furth, na Alemanha, para me garantir nas Olimpíadas. Agora vamos ver aqui", avaliou Daniel, que descarta qualquer preparação especial para o torneio olímpico.

Caso não participe de Furth, o gaúcho já deve se preparar para a mudança para a quadra de grama. Ele aguarda uma desistência para entrar na chave principal do Torneio de Nottingham, entre 16 e 22 de junho, e já está garantido no Torneio de Wimbledon.

Compartilhe: