UOL Olimpíadas 2008 Notícias

25/05/2008 - 14h01

Scheidt e Prada terminam em quarto na Holanda; brasileiras levam a prata

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Robert Scheidt e Bruno Prada terminaram em sexto lugar neste domingo na Regata da Medalha e ficaram na quarta colocação na classificação geral do torneio da classe Star da Delta Lloyd Regatta, a antiga Holland Regatta, em Medemblik, na Holanda. No feminino, o desempenho brasileiro foi melhor, com Fernanda Oliveira e Isabel Swan conquistando a medalha de prata na classe 470.

Thom Touw/Divulgação
Fernanda e Isabel Swan conquistaram a 1ª medalha feminina brasileira neste torneio
Scheidt e Prada somaram 49 pontos perdidos e seguiram na preparação para as Olimpíadas de Pequim. Na classe Star a dupla suíça Flávio Marazzi e Enrico de Maria confirmaram o favoritismo em condições de vento fraco e conquistaram o título da competição, com 25 pontos perdidos. Os poloneses Mateusz Kusnierewicz e Dominik Zycki, campeões mundiais e líderes do ranking da Federação Internacional, ficaram com o vice-campeonato, com 28 pontos perdidos, seguidos dos suecos Fredrik Loof e Anders Ekstrom, com 39 pontos

A tradicional competição holandesa, que reuniu 11 duplas olímpicas entre os 23 participantes na classe Star, teve surpreendentemente ventos fracos em seus quatro dos cinco dias de competições, o que ajudou na preparação dos velejadores olímpicos já que condições semelhantes são esperadas nos Jogos Olímpicos, na cidade de Qindgdao.

"Foi uma competição muito difícil, mas importante em nosso treinamento para a Olimpíada. Fizemos uma boa Regata da Medalha, mas tomamos uma bandeira amarela, que nos custou quatro posições", comentou Scheidt, octocampeão mundial e dono de três medalhas olímpicas (duas de ouro e uma de prata) na classe Laser. "Tivemos uma boa oportunidade de testar o novo barco."

ZDL Divulgação
Robert Scheidt e Bruno Prada aproveitaram o torneio como treino para as Olimpíadas
O proeiro Prada concorda com o companheiro. "Esta é a fase mais importante de preparação para as Olimpíadas. Testamos o novo barco, ganhamos um pouco mais de ritmo de competição e evoluímos em nosso entrosamento", lembrou o velejador.

Já a história de Fernanda e Isabel foi diferente. Esta foi a primeira vez que uma dupla feminina brasileira ganhou uma medalha neste torneio, que faz parte do Grand Slam do iatismo mundial. Elas conquistaram a oitava posição na regata da medalha neste domingo e garantiram o segundo posto na classificação geral.

As italianas Giulia Conti e Giovanna Micol, líderes do ranking mundial, ficaram com o título e as campeãs mundiais, as holandesas Marcelien de Koning e Lobke Berkhout, levaram o bronze.

"Estamos satisfeitas, pois o saldo foi bem positivo. Ganhar uma medalha de prata em um campeonato tão importante, restando pouco mais de 70 dias para as Olimpíadas, cria uma perspectiva interessante para nós", disse Fernanda.

"Ficou um gosto bom, mas até poderíamos ter ido melhor. Na primeira bóia estávamos à frente das italianas, resultado que nos daria o título. Perdemos a posição e não conseguimos nos recuperar. Pelo menos seguramos as demais adversárias", completou Fernanda.

Na classe 470 masculina, Fábio Pillar e Samuel Albrecht ficaram na 28ª posição com 294 pontos perdidos. Os vencedores foram os australianos Nathan Wilmot e Malcolm Page. Na 49er o resultado dos brasileiros foi melhor, com André Fonseca e Rodrigo Duarte terminando em 13º.

Eduardo Couto, que competiu na classe Finn, ficou com a 14ª posição, enquanto o vencedor foi Rafael Trujillo, da Espanha. Completando a participação brasileira, Bruno Silva terminou em 20º lugar na Laser.

Compartilhe: