UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/05/2008 - 15h44

Leandro Guilheiro conquista bronze na Copa da Rússia de judô

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Bronze nas Olimpíadas de Atenas-2004, o leve Leandro Guilheiro foi o único brasileiro a subir no pódio no primeiro dia de disputas da Supercopa do Mundo de Moscou de judô, que está sendo disputado na Rússia.

Folha Imagem
Prata no Pan do Rio, Guilheiro foi o melhor do país no primeiro dia em Moscou
VEJA PERFIL DE LEANDRO GUILHEIRO
CONHEÇA A SEDE DO JUDÔ
LEIA MAIS SOBRE JUDÔ
Nesta sexta-feira, ele assegurou a medalha de bronze, ao bater o ucraniano Gennadiy Bilodid por koka. O brasileiro iniciou a competição com vitórias sobre o iraniano Ali Malomat (dois kokas de vantagem) e o russo Mansur Isaev (um waza-ari e um koka).

Nas quartas-de-final, Guilheiro deu o seu primeiro ippon do dia para derrotar o ucraniano Petro Kuzmin, mas foi superado nas semifinais pelo japonês Masahiko Otsuka. Assim, ele foi para a disputa do bronze, na qual bateu Bilodid. Otsuka perdeu a final para o russo Konstantin Zaretskiy, e o russo Artem Artemyev completou o pódio em Moscou.

Outras duas brasileiras ficaram próximas da medalha, mas perderam a disputa do bronze. A ligeiro Sarah Menezes perdeu logo na estréia da russa Natalia Samoilova, que depois seria a campeã, porém se recuperou com vitória sobre a russa Rada Abdrakhmanova. Na luta pelo terceiro lugar, a brasileira acabou superada pela russa Nataliya Kondrateva no golden score.

Já na categoria leve, Ketleyn Quadros iniciou com triunfo sobre a russa Olga Sonina por yuko e koka, mas perdeu da alemã Viola Waechter por ippon. Na repescagem, a brasileira superou a russa Tatiana Shushakova por yuko, entretanto caiu na disputa do bronze para a russa Irina Zabludina por ippon a três segundos do fim.

Nas outras provas, o Brasil ficou longe do pódio. O ligeiro Denílson Lourenço foi nono colocado, vencendo apenas o russo Evgeny Kudyakov. A meio-leve Érika Miranda terminou em sétimo, ao perder na repescagem para Marie Muller, de Luxemburgo, e a meio-médio Danielli Yuri foi pior ainda, caindo logo na estréia diante de Kifayat Gasimova, do Azerbaijão, por ippon em 2min04.

O gaúcho João Derly, que disputaria no meio-leve, acabou desistindo de competir na Rússia para se recuperar totalmente da lesão que sofreu antes da etapa de Belo Horizonte da Copa do Mundo.

A Rússia terminou o dia na liderança do quadro de medalhas com dois ouros, três pratas e cinco bronzes. A França também obteve dois ouros, mas apenas duas pratas. Japão, Mongólia e Armênia levaram as outras provas do dia.

Neste sábado, a participação brasileira será encerrada com mais seis categorias. O médio Eduardo Santos estréia contra o alemão Nick Hein, o meio-pesado Luciano Corrêa terá pela frente o austríaco Florian Lindner e o pesado Walter Santos aguarda o vencedor do combate entre o russo Andrey Volkov e o estoniano Martin Padar.

Já no feminino, a médio Mayra Aguiar inicia a caminhada contra a francesa Magalie Leguay, a meio-pesado Claudirene Cezar estréia diante da russa Flora Mkhitaryan e a pesado Priscila Marques desafia a russa Anna Balashova. Esta será a última participação do Brasil em uma etapa da Copa do Mundo antes das Olimpíadas de Pequim.

Compartilhe: