UOL Olimpíadas 2008 Notícias

23/05/2008 - 15h00

Scheidt/Prada e dupla da 470 estão em segundo na Holanda

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Após mais um dia de disputas, o Brasil voltou à briga pelo título na Semana de Vela Olímpica da Holanda, que está sendo realizado em Medemblik. Na classe Star e na 470 feminino, o país tem suas embarcações na segunda posição depois das regatas desta sexta-feira.

Na Star, Robert Scheidt e Bruno Prada, campeões mundiais em 2007, venceram a última regata do dia e tiveram um quarto lugar na outra disputada. Os brasileiros foram a 14 pontos e estão a apenas cinco dos suíços Flavio Marazzi e Enrico de Maria, que lideram o evento.

Divulgação/ZDL
Dupla da classe Star está em segundo lugar na Semana de Vela, em Medemblik
VEJA PERFIS DA EQUIPE EM PEQUIM
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE VELA
A dupla nacional soube aproveitar muito bem os ventos fracos, que variaram de seis e oito nós, para reagir na competição. "Tivemos outro dia difícil porque velejamos em condições adversas, mas estou muito feliz com o desempenho", comentou Scheidt.

A maior comemoração foi a vitória na segunda regata, quando eles superaram os suíços por apenas três segundos de diferença. "A dupla suíça está um passo à frente das demais porque está preparada para velejar com ventos fracos. Tiramos realmente leite de pedra para vencê-lo", afirmou Prada.

Já na 470, Fernanda Oliveira e Isabel Swan mantiveram a posição de quinta-feira com dois quinto lugares e um sétimo posto nas provas desta sexta-feira. A dupla brasileira tem agora 37 pontos, dez a mais que as italianas Giulia Conti e Giovanna Micol.

"Tivemos um bom dia para permanecermos no grupo da frente. Estas próximas provas serão decisivas na competição. O importante é manter a média até a regata da medalha", explicou Fernanda, lembrando que neste sábado serão definidas as dez embarcações que lutarão pelo título no domingo.

Outras três embarcações nacionais também pode entrar na disputa da medalha. Na classe RS:X, Patrícia Freitas teve um bom dia e subiu para a sétima posição, com 31 pontos, após ficar em segundo lugar na última regata. Já na classe Finn, Eduardo Couto é o 11º colocado, dois postos acima do que ocupam os brasileiros André Fonseca e Rodrigo Duarte na classe 49er.

Apenas em dois eventos o Brasil já não tem mais chances de classificação. Na 470, Fábio Pilar e Samuel Albrecht estão em 33º lugar, com 236 pontos, enquanto na Laser o país tem Bruno Silva na 26ª posição e Jorge Zarif, em 101º.

A Semana de Vela Olímpica da Holanda é uma das quatro principais do circuito da modalidade e também é uma boa referência para os brasileiros na sua preparação para as Olimpíadas de Pequim.

Compartilhe: