UOL Olimpíadas 2008 Notícias

21/05/2008 - 15h39

Equipe olímpica de vela lidera duas classes e é 2ª em outra na Holanda

Do UOL Esporte
Em São Paulo
A participação brasileira na Semana de Vela Olímpica da Holanda, um dos eventos do Grand Slam da vela mundial, começou muito bem. Os velejadores verde-amarelos terminaram a quarta-feira, primeiro dia de regatas, na liderança em duas classes, em segundo lugar em outra e, das seis classes com representantes, somente em uma não estão entre os dez primeiros.

FOTOS DO DIA DA HOLANDA
Richard de Jonge/Delta Lloyd Regatta
SCHEIDT LIDERA NA STAR
Campeão mundial no ano passado, a dupla da Star, formada por Robert Scheidt e Bruno Prada, venceu uma regata, ficou em quarto lugar em outra e está em primeiro lugar com cinco pontos, o mesmo dos italianos Flávio Marazzi e Enrico de Maria, mas levando vantagem no desempate. "Tivemos um desempenho melhor do que esperávamos", admitiu Robert Scheidt, bicampeão olímpico na Laser, que se prepara para sua estréia nos Jogos na Star.

Donas do melhor resultado da história da vela olímpica feminina do país, o quarto lugar no Mundial de 2005 da classe 470, a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan também colocou o Brasil no primeiro lugar em Medemblick. Em três regatas, elas somaram uma vitória, um segundo e um quarto lugares, somando 7 pontos.

A vice-liderança é das austríacas Sylvia Vogl e Carolina Flatscher, com 19 pontos. "Estamos felizes com este primeiro dia, mas temos de manter a atenção nestas próximas regatas", afirmou Fernanda.

A vice-liderança brasileira está na classe 49er, com André Fonseca e Rodrigo Duarte. Os dois venceram a última regata do dia e, somando o 14º e o 10º lugares obtidos, somam 25 pontos. A liderança é dos dinamarqueses Jonas Warrer e Martin Kirketerp, com 22 pontos.

A maior surpresa é a performance de Eduardo Couto, na classe Finn. Novo no barco, ele é o oitavo colocado, com 21 pontos. Na 470 masculina, Fábio Pillar e Samuel Albrecht estão em décimo lugar, com 46 pontos.

A única classe em que o Brasil não está entre os dez primeiros é a Laser. Mesmo com dois quartos lugares, o catarinense foi mal em sua segunda rodada do dia e marcou um 33º e fechou o dia em 20º lugar.

Compartilhe: